O Custo da CoragemO CUSTO DA CORAGEM
ELENCO: Cate Blanchett, Ciarán Hinds, Gerard McSorley, 2003 (Irlanda), 98 min, Suspense/Biografia, 14 anos.
Baseado na história real e chocante de Veronica Guerin, uma jornalista irlandesa, que enfrentou a ira dos poderosos barões do crime e senhores do tráfico de Dublin, em 1969, depois de denunciar seus esquemas criminosos em artigos.
(“O Custo da Coragem” é inspirador. Para quem precisar de mais motivos para ir ao cinema, leve em conta a excelente performance de Blanchett).
Mulher MaravilhaMULHER MARAVILHA
ELENCO: Gal Gadot, Chris Pine, 2017 (EUA), 141 min, Ação/Aventura/Fantasia, 12 anos.
Treinada desde cedo para ser uma guerreira imbatível, Diana Prince nunca saiu da paradisíaca ilha em que é reconhecida como princesa das Amazonas. Quando o piloto Steve Trevor sofre um acidente e cai numa praia do local, ela descobre que uma guerra sem precedentes está se espalhando pelo mundo e decide deixar seu lar na certeza de que pode parar o conflito.
O Passaro AzulO PASSARO AZUL - REVIVAL
ELENCO: Shirley Temple, Spring Byington, Nigel Bruce, 1940 (EUA), 88 min, Livre.
Mytyl e Tyltyl, dois irmãos que são levados para uma encantadora viagem pelo passado, presente e futuro, em busca do Pássaro Azul da Felicidade. Simples e divertido, é uma clássica história sobre os poderes da natureza.
(Só um filósofo poderia criar uma obra tão poderosa e brilhante sobre o sentido da vida, e foi isso que Maurice Maeterlink fez, quando escreveu a peça “O Pássaro Azul” adaptada para o cinema).
O circoO CIRCO
ELENCO: Charles Chaplin, Al Ernest Garcia, Merna Kennedy, 1928 (EUA), 72 min, Comédia/Drama/Romance, Livre.
Este é um dos filmes mais populares de sua carreira. Desta vez, o vagabundo Carlitos é confundido com um ladrão e vai se refugiar num circo, onde, de uma hora para outra, se transforma na atração principal e revolta-se contra o tirânico proprietário do circo. Esta é mais uma obra-prima obrigatória no acervo cinematográfico dos amantes da sétima arte.
(Apontado como um dos filmes menos politizados de Chaplin, “O Circo” é uma das grandes comédias da história, e algumas das melhores risadas do Cinema se encontram aqui).
Relatos SelvagensRELATOS SELVAGENS - PALESTRANTE
ELENCO: Ricardo Darín, Oscar Martinez, 2014 (ARG/ESP), 122 min, Suspense/Comédia/Drama, 14 anos.
Diante de uma realidade crua e imprevisível, os personagens deste filme caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. Uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrar estes personagens para um lugar fora de controle.
(Com humor inteligente, filme argentino retrata falta de civilidade e selvageria nas cidades).