• Slide 5
    Seletiva Optimist - 2017
  • Slide 4
    Seletiva Optimist 2017
  • Slide 6

    Laser Standard - IV Copa Brasil de Vela

  • Slide 2

    Ventaneiro - Campeão Buenos Aires - Rio 2017

  • Slide 1
    Saravah completa regata Cape2Rio

logo time vela 2016

Mês de abril começou com a Copa Outono nos dias 01 e 02, tendo a participação de 130 barcos, de 11 classes. Foram quatro regatas nos dois dias, realizadas em boas condições de vento em duas diferentes áreas de regata – Escola Naval e Praia do Flamengo.

Neste ano, excepcionalmente, tivemos a participação da Classe Optimist – pois a Copa serviu de treinamento para o Campeonato Brasil Centro, seletiva para os Campeonatos Mundial, Europeu e Norte-Americano, que foi realizado nos finais de semana seguintes.

Confira abaixo os campeões de cada Classe:

tabela outono
optimist webO Campeonato Brasil Centro da Classe Optimist, um dos mais importantes campeonatos no calendário da Vela Jovem, foi realizado pelo ICRJ entre os dias 11 e 16 de abril. A competição definiu os velejadores que irão disputar torneios internacionais da classe durante este ano.

Ao todo, 135 velejadores veteranos e 39 estreantes participaram do evento. Dentre os 174 velejadores, a maior equipe foi a do ICRJ contando com um elevado número de velejadores recém-formados na EDN.

O campeão entre os veteranos foi o gaúcho Lorenzo Balestrin e o campeão da categoria estreante foi o também gaúcho, Pedro Silva - ambos são velejadores do Clube dos Jangadeiros, que conta com a apoio do Comitê Brasileiro de Clubes. O melhor colocado do ICRJ foi o jovem velejador Leonardo Mirow em 4º lugar na classificação geral.

Nos cinco dias de regata, as condições de vento foram bem diversas, pois houve dias com ventos médios e fortes e dias com ventos fracos, além da forte influência da maré, que exigiu muito fisicamente e psicologicamente dos jovens velejadores.

Foram realizadas 11 regatas no total para a categoria veterano e sete da categoria estreante. O ranking de classificação para os campeonatos internacionais é estabelecido a partir das regatas do Campeonato Brasileiro e de um campeonato regional escolhido como seletiva, que neste ano foi o referido campeonato.

Os jovens velejadores do ICRJ que conquistaram vaga para os Campeonatos Internacionais de 2017 foram:

Leonardo Mirow - ocupa uma das cinco vagas para velejadores brasileiros no Campeonato Mundial.
Pedro Madureira - será um dos quatro representantes brasileiros no Campeonato Europeu.
Guido Hirth, Mathias Mirow e Antônio Celso Castelo Branco Filho - ocupam três das quinze vagas no Campeonato Norte Americano.

Clubes conveniados