CINEMA

Moonrise Kingdom 2012MOONRISE KINGDOM - PALESTRANTE

ELENCO: Bruce Willis, Edward Norton, Bill Murray, 2012 (EUA), 94 min, Drama/Comédia, 12 (anos).
Em 1965, residentes de uma ilha formam uma comunidade aparentemente imune aos males do resto do mundo. Os adolescentes Sam e Suzy se apaixonam e decidem fugir antes da chegada de uma violenta tempestade que ameaça a região.

Um filme do diretor Wes Anderson.

Crítica:

A alternativa HIPSTER

Um trabalho cinematográfico, via de regra, conta com aproximadamente 30 gêneros classificatórios. E, dentre esse, ganham destaque decrescente, pela bilheteria, os filmes de super heróis, aventura, ação, terror e comédia romântica. Essa classificação, todavia, nem sempre é algo fácil diante da inevitável sobreposição de temas de uma mesma película.

Seja como for, as obras atemporais, bem como aquelas que não se enquadram no tradicional, costumam ser arquivadas na estante reservada aos filmes cults que, por sua vez, conta com uma prateleira especialmente dedicada aos filmes hipsters, vocábulo que representa um estilo de vida contrário ao senso social predominante. Valendo dizer que essa expressão de origem controversa também mantém ara relação com o imperativo “ abra os olhos “ servindo como fonte de inspiração para diversas tribos urbanas como  nerds, geeks, old school.

Um filme hipster carrega, portanto, como característica prepoderante, a marca indelével de originalidade. Pioneiro neste sentido, fora o longo “Rocky Horror Picture Show”, seguido por inúmeros outros (“Bagdad Café”, “Dogville”, “Clube de Luta”, “Miss Sunshine”,  “Crash”, etc). Neste século, dois longas do aclamado diretor Wess Anderson enriqueceram essa lista : “A Família Tennebaum” (2001) e a aventura romântica juvenil “Moonrise Kingdom” (2012), narrada no limite entre o real e o fantástico.

Em uma interpretação livre, aliás, o acampamento de escoteiros se revela um bom exemplo de sociedade hipster criada pelo Barão Baden-Powell em 1907. E, nesse  contexto, o protagonista-escoteiro (Jared Gilman), de 12 anos, órfão, que atende pelo nome de Sam (em uma irônica contraposição à figura do “Uncle Sam”) é um hipster dentro de uma comunidade hipster.

Membro de uma família disfuncional, esse personagem central tenta trilhar seu próprio destino ao lado da igualmente pré-adolescente Suzy (Kara Hayward), e, o espírito de aventura nascido desse pacto juvenil, torna possível a descoberta de rudimentos do amor e do companheirismo.

O fato de sentir-se, ao mesmo tempo, prisioneiro e abandonado faz crescer o anseio de “fuga” e o desejo de transpor obstáculos, Mas como todo pé-adolescente, Sam tem atitudes próprias de sua idade, e seus questionamentos sobre a vida se mostram mais interessantes  que qualquer eventual resposta.

O número de estrelas conhecidas, ofuscadas pelo frescor juvenil. É surpreendente e, dentro elas, estão Edward Norton, Frances McDormand, Bill Murray, Harvey Keitel, Jason Schwartzman e Tilda Swinton. Nessa constelação merece destaque a atuação de Bruce Willis, totalmente desatrelada de seus personagens estereotipados.

Moonrise Kingdom é, portanto, uma exaltação à liberdade de sonhar, movida pelo entusiasmo da juventude que, descompromissada com a vida adulta, aparentemente distante, possibilita o espectador reviver fagulhas de sua própria puberdade.

aladdinALADDIN – Programação Infantil 

ELENCO: Will Smith, Mena Massoud, Naomi Scott, 2019 (EUA), 129 min, Aventura/Fantasia, 10 (anos).
Num clima das “Mil e Uma Noites”, certo jovem humilde descobre uma lâmpada mágica, com um gênio que pode lhe conceder três desejos. Agora o rapaz quer conquistar a moça por quem se apaixonou, mas o que ele não sabe é que a jovem é uma princesa que está prestes a noivar. Com a ajuda do Gênio, ele tenta se passar por um príncipe para conquistar o amor da moça e a confiança de seu pai.

“Seu desejo é uma ordem!”. (O Gênio)

atracao perigosa
ATRAÇÃO PERIGOSA

ELENCO: Ben Affleck, Rebecca Hall, Jeremy Renner, 2010 (EUA), 123 min, Drama/Suspense, 16 (anos).
Doug MacRay é o líder de um grupo de ladrões. Ao realizar um assalto, seu parceiro James faz Claire Keesey refém para facilitar a fuga do grupo, libertando-a logo em seguida. Sabendo que a jovem está traumatizada, Doug se aproxima dela e os dois se apaixonam. Doug tenta abandonar a vida de crimes, mas é forçado a continuar cometendo assaltos.

“’Atração Perigosa’ do diretor Ben Afleck recebeu indicação ao Oscar e ao Globo de Ouro 2011 na categoria de Melhor Ator Coadjuvante para Jeremy Renner”.

rocketman

ROCKETMAN

ELENCO: Taron Egerton, Jamie Bell, Richard Madden, 2019 (Reino Unido), 121 min, Biografia/Comédia Musical, 16 (anos).
Extremamente talentoso, mas muito tímido, o pianista prodígio Reginald Dwight passa por vários revezes: não é fácil amadurecer. Quando encontra seu parceiro de composições (Bernie Taupin, desde 1967) e muda seu nome para Elton John, ele se torna, durante a década de setenta, uma estrela da música de renome internacional, merecendo a condecoração da ordem do Império Britânico.

“O filme é um espelho de Elton John: brega e épico, divertido e sombrio e mais que tudo verdadeiro”.

mais que melMAIS QUE MEL

ELENCO: John Hurt, Fred Jaggi, Liane Singer, Heidrun Singer, 2012 (Suíça), 91 min, Documentário, Livre.
Em menos de quinze anos, 50% a 90% das abelhas desaparecem do globo terrestre. Os agrotóxicos e eventuais predadores contribuem para o fenômeno, mas nada justifica uma queda tão brusca. O documentário investiga a responsabilidade dos homens no desaparecimento das abelhas, lembrando que sem a polinização feita por elas, até 80% das frutas e legumes podem sumir da face da Terra. Einstein já tinha afirmado que sem estes insetos, o ser humano sobreviveria só por quatro anos.

“A grande perspicácia do filme está em usar as abelhas como um pretexto para abordar não apenas a questão ecológica, mas igualmente a conhecida globalização. Prêmio alemão de melhor Documentário de 2012”.

Logobrancag
Av. Pasteur, 333 - Urca
Rio de Janeiro - CEP: 22290-240
Tel.: 55 21 3223-7200

SUBSEDE CABO FRIO
Av. Almirante Barroso nº 1141
Passagem - Praia do Forte - Cabo Frio
CEP:28906-280
Tels: 55 22 2643-3432 - 55 22 2646-5390
SUBSEDE ANGRA DOS REIS
Estr. Ver. Benedito Adelino, nº 2001
Angra dos Reis - Praia Grande
CEP:23909-200
Tels: 55 24 3365-5199 - 55 24 3365-0840

© 2019 Iate Clube do Rio de Janeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pelo Departamento de Divulgação.
Av. Pasteur, 333 - Urca - Rio de Janeiro - RJ - Cep 22290-240 - tel. (21) 3223-7200

Search