YOGA

O Hatha Yoga - assim como todas as demais modalidades de Yoga - é uma ciência milenar oriunda da índia, e em seguida, há milhares de anos, adotadas na china, japão, tibete, nepal, malásia e demais países do extremo oriente e mesmo do oriente médio. No início do século passado, o Yoga começou gradualmente a ser introduzido no ocidente, juntamente com seus princípios, filosofia e práticas. Posteriormente suas técnicas (tanto físicas quanto psíquicas e espirituais) passaram a ser adotadas no ocidente, e se desdobraram, passando a serem aplicadas em diferentes áreas (medicina, fisioterapia, psicoterapia, meditação e relaxamento, ginástica olímpica, técnicas de alongamento, balé moderno, dança, fisioculturismo, contorcionismo acrobático, artes marciais, etc) - para diversos fins. Mais recentemente, tais técnicas foram adaptadas e, com algumas modificações, transformaram-se em terapias conhecidas, como o pilates, rpg, etc.

Ao contrário do que muitos pensam, o Yoga não é simplesmente um tipo de "ginástica indiana" ou um tipo de "meditação da religião hindu ou budista". Não obstante, as técnicas do Yoga concedem aos seus praticantes os mesmos benefícios físicos e mentais de quaisquer atividade física ou desportiva. Por outro lado, as diversas religiões orientais adotaram a prática do Yoga, pois suas técnicas outorgam paz de espírito, concentração, autocontrole, equilíbrio e harmonia física, mental e espiritual - tão úteis àqueles que pretendem seguir a vida religiosa.

Suas práticas consistem em diversas técnicas – físicas energéticas e mentais, tais como: técnicas de meditação e relaxamento, ativação e alinhamento dos chakras (centrais energéticas do corpo), exercícios respiratórios, alongamentos, posturas psicofísicas - que proporcionam paz, tranquilidade, autoconfiança, harmonia e equilíbrio; tonificação e harmonização do sistema endócrino, nervoso, simpático e parassimpático, e dos aparelhos cardiovascular, respiratório, digestivo, renal e reprodutor. Regulam e ativam o funcionamento das diversas glândulas e acalmam os nervos. E como resultado colateral, as posturas propiciam o alongamento e fortalecimento do tônus muscular e dos diversos tendões.

As metas e benefícios da prática do Yoga são tanto físicos quanto internos (energéticos, mentais, psíquicos, astrais e espirituais). Em suma: o Yoga propicia ao praticante saúde, paz, autocontrole e equilíbrio físico, mental, psíquico e espiritual - aliviando o stress, as tensões e ansiedades, tão comuns nos dias atuais

IATE CLUBE DO RIO DE JANEIRO
Av. Pasteur, 333 - Urca
Rio de Janeiro - CEP: 22290-240

SUBSEDE CABO FRIO
Av. Almirante Barroso nº 1141
Passagem - Praia do Forte - Cabo Frio
CEP:28906-280

SUBSEDE ANGRA DOS REIS
Estr. Ver. Benedito Adelino, nº 2001
Angra dos Reis - Praia Grande
CEP:23909-200

SUBSEDE ILHA DAS PALMAS
Coordenadas : S 22o 47' W 43o 09' - Freqüência : VHF 73