Iate Clube do Rio de Janeiro
Ter, Dez 3, 2024

Sul-Americano de 420 e 29er no ICRJ (vídeo: canal Vela Viva)

ICRJ sedia Sul-Americano de 420 e 29er O Sul-Americano das classes 420 e 29er aconteceu no ICRJ entre os dias 15 e 20 de abril. Ao total, 92 velejadores do Brasil, Chile, Argentina e Uruguai participaram do evento.

A cerimônia de abertura aconteceu no dia 16 no Cais da Bandeira, com o hasteamento de bandeiras na presença do Vice-Presidente da Classe Stefano Geronimi, o Contra-Comodoro José Roberto Braile e do Diretor de Vela Fernando Madureira, que deram as boas-vindas aos atletas presentes na solenidade.

As condições de vento no primeiro dia de regata não foram boas, apenas quatro barcos completaram uma regata na 420 e houve uma tentativa de regata para a classe 29er, porém não houve bons ventos para continuar e a mesma precisou ser anulada.

No segundo dia, a Comissão de Regatas resolveu antecipar o início das provas em uma hora para aproveitar as novas condições que estavam entre 15 a 16 nós e, aproximadamente, 18 na rajada, possibilitando a realização de todas as regatas programadas. Assim, com ventos de diversas intensidades, a competição foi realizada até o último dia.O Brasil conquistou o ouro, prata e bronze nas duas classes.

Na 420, Bernardo Peixoto e Marcos Arndt (YCB/CBC) foram os campeões, o segundo lugar ficou com Marina da Fonte e Marina Arndt (YCB/CBC) e o bronze foi da dupla Leonardo Lombardi e Pietro Geronimi (ICRJ). Na 29er, Nicolas Bernal e Gabriel Michaelis (YCSA) ficaram em primeiro lugar, Tiago Monteiro e Vinicius Gondim (YCB/CBC) em segundo e Giovane Pistorello e Ian Pain (CDJ) em terceiro.

O clima do Sul-Americano animou o clube que, por seis dias, esteve especialmente mais movimentado. Além das regatas, houve happy hours para os participantes no patamar do Hangar 1 e um dia de churrasco no Bar dos Pinguins.

Em entrevista ao Canal Vela Viva, o Diretor Fernando Madureira comentou que organizar o campeonato foi um trabalho árduo, mas prazeroso, começando com alguns meses de antecedência com a definição da comissão de regata, júri, estabelecimento do formato de inscrições e muitos detalhes. O evento terminou com a cerimônia de premiação realizada no salão nobre.

Entre velejadores com suas equipes técnicas, familiares e amigos, mais de 150 pessoas participaram da confraternização. O Iate Clube do Rio de Janeiro sentiu-se lisonjeado por receber tantos outros clubes e mais uma vez fazer da Baía de Guanabara o cenário de uma grande competição.

Iate Clube do Rio de Janeiro

Publish modules to the "offcanvas" position.