zecarioca
Sáb, Mar 2, 2024

Lei Estadual reconhece e preserva o ICRJ por sua história

Lei Estadual reconhece e preserva o ICRJ por sua história

Em 9 de setembro de 2022, foi sancionada pelo Governador Claudio Castro a Lei 9846, que considera o Iate Clube do Rio de Janeiro, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, como patrimônio material para fins de preservação. A lei tem a finalidade de preservar o lazer, a cultura, a saúde e o bem-estar proporcionado pelo clube. Tal reconhecimento não impacta os espaços e construções do ICRJ, tampouco abre qualquer visitação ao público.

Em sua justificativa, o Estado reconhece que a instituição se tornou um ícone dos esportes náuticos brasileiros, apresentando ao mundo atletas de alta performance e ainda sediou eventos que conquistaram notoriedade historicamente com visitas ilustres como a Rainha Elizabeth II, o Príncipe Charles, Presidentes, Embaixadores e diversas autoridades do Brasil e do mundo, além da organização de diversas regatas importantes e mundiais de vela.

Conhecer e preservar o patrimônio histórico significa também compreender o passado e o comportamento de determinado grupo, cidade ou país, estando associado à memória coletiva e individual. Esse estímulo da memória também fortalece os laços de pertencimento ao local geográfico, assim como contribui para formação de identidade de um povo.

zecarioca

Publish modules to the "offcanvas" position.