zecarioca
Sáb, Mar 2, 2024

Projeto Cavalos-Marinhos/RJ se expande com o apoio do ICRJ

Projeto Cavalos-Marinhos/RJ se expande com o apoio do ICRJ

O Projeto Cavalos-Marinhos/RJ, dedicado à conservação dos animais da espécie e os ecossistemas em que habitam no estado do Rio de Janeiro, ampliou consideravelmente suas áreas de monitoramento no primeiro semestre de 2023 com o apoio logístico do ICRJ e parceria com a Petrobras.

Até o ano passado, o monitoramento dos cavalos-marinhos da Baía de Guanabara era feito apenas na Praia da Urca, onde já era acompanhada mensalmente a ocorrência da população desde 2015. Vale dizer que a quantidade desses animais encontrados na praia da Urca vem aumentando, bem como a atuação do projeto em ações de educação e sensibilização ambiental na localidade. A Ilha de Palmas, subsede do clube, também é um local com chances de surgimento da espécie pela grande diversidade de espécies de esponjas marinhas e algas parecidas com as da Urca.

Nos monitoramentos acompanhamos as populações de cavalos-marinhos, verificando a presença ou ausência desses animais, a saúde deles, período de reprodução, e se a população está estável ou sofrendo algum tipo de risco”, disse a bióloga Natalie Freret. “O apoio do ICRJ foi fundamental para a expansão do monitoramento em outros pontos da Baía, como Paquetá, Ilha de Palmas e Jurujuba. Gostaríamos de agradecer principalmente a todos funcionários da DIRAN pelo carinho, atenção e cuidado com a nossa equipe!”, completou.

Para saber mais sobre o projeto, acesse o site cavalosmarinhosrj.com.br e acompanhe as atividades do projeto no Instagram @cavalosmarinhosrj.

zecarioca

Publish modules to the "offcanvas" position.