Quinta, 17 Outubro 2019
ig pb fb pbFacebook bi pb
logo cinza

EDN

Colônia de Férias da EDN: muita diversão e educação ambiental

 
Com mais de 200 crianças, a Colônia de Férias da EDN foi um sucesso!


A Escola de Desportos Náuticos (EDN) realizou durante três

semanas, de 15 de janeiro a 01 de fevereiro, sempre de terça a sexta-feira, a sua tradicional Colônia de Férias. Com 221 crianças inscritas no total e uma equipe de monitores altamente capacitados, foram doze dias de muitas atividades lúdicas e esportivas que alegraram o clube.

Os integrantes tinham de quatro a treze anos de idade. Para melhor direcionar as atividades, foram criadas três faixas etárias: até cinco; de seis a oito; acima de nove anos; todos devidamente identificados por coletes de cores diferentes. Por dia, foram nove horas e meia de atividades com almoço e lanche incluídos.

O grande diferencial deste ano foi a temática “educação ambiental”, que proporcionou o desenvolvimento e a conscientização dos participantes em relação ao meio ambiente, preservação, reciclagem e sustentabilidade.

No âmbito da arte, houve atividades como oficinas circenses, artesanais e audiovisuais. Com o auxílio de um fotógrafo profissional, as crianças aprenderam a criar um roteiro, produzir vídeo e construíram uma câmera escura. Fizeram pinturas conhecendo sobre cores primárias e secundárias, confeccionaram máscaras de carnaval com purpurina biodegradável e produziram massinha de modelar. Na oficina de reciclagem, fabricaram brinquedos com todo o plástico pet utilizados nas refeições, além de vasos para plantas com isopor e caixa de ovo. No Circo Popeye, conheceram e praticaram malabares, perna de pau, tecido acrobático e outros.

Nas atividades de esporte e aventura, fizeram escalada, rapel, jogaram futebol de sabão, treinaram em circuitos de equilíbrio, travessias suspensas e tirolesa. No mar, praticaram mergulho, remo, velejaram, brincaram com pula-pula e boias gigantes.

A programação também incluiu visita e orientação profissional sobre fauna e flora. A bióloga Taís Lopes discursou sobre algumas espécies e características dos animais apresentando alguns empalhados. O veterinário Leonardo Zeemann trouxe répteis e aves do seu viveiro para ensinar sobre respeito e cuidados com os bichos. Na praia da Urca, o mergulhador Ed Bastos recolheu pedaços de objetos jogados ao mar para explicar sobre o impacto negativo em relação aos seres vivos marinhos.

Para desenvolver também a valorização do trabalho em equipe, foi elaborada uma espécie de caça ao tesouro, onde as crianças com ajuda de dicas encontradas na Praia do Morcego tinham que se unir pelo propósito comum de descobrir o tesouro. Depois de todas as dicas encontradas e desvendadas, inclusive com o auxílio de bússolas construídas por eles, a riqueza foi achada. Mudas frutíferas e sementes foram descobertas e plantadas pelas crianças, assim tornando a aventura em uma divertida aula de jardinagem e preservação.

“Com esse projeto o foco é ensinar aos pequenos o prazer pela conquista de desafios, a cooperação coletiva, e ajudar a formar cidadãos que saibam identificar as principais causas do desequilíbrio ambiental e evitá-los”, diz Diego Ferrer, Professor de Educação Física e Coordenador da colônia, que estima ter reduzido em 3.500 o número de copos plásticos usados na edição deste ano, pois foram distribuídos copos reutilizáveis a todos os integrantes.

A EDN promove a iniciação de crianças e jovens aos esportes náuticos há mais de 60 anos e, com a colônia de férias, reúne todas as atividades da escola de forma divertida, organizada e segura, duas vezes ao ano no período das férias escolares.

“Temos a certeza que o ICRJ, através da colônia de férias organizada pela EDN e coordenação dos seus prestadores, está contribuindo para a divulgação e crescimento através dos esportes náuticos, da consciência e respeito ao meio ambiente e importância de uma vida saudável às futuras gerações, confirma Dr. Washington Bianchi, Diretor da EDN. A próxima colônia acontecerá no mês de julho.

Eventos e Cursos

Logobrancag
Av. Pasteur, 333 - Urca
Rio de Janeiro - CEP: 22290-240
Tel.: 55 21 3223-7200

SUBSEDE CABO FRIO
Av. Almirante Barroso nº 1141
Passagem - Praia do Forte - Cabo Frio
CEP:28906-280
Tels: 55 22 2643-3432 - 55 22 2646-5390
SUBSEDE ANGRA DOS REIS
Estr. Ver. Benedito Adelino, nº 2001
Angra dos Reis - Praia Grande
CEP:23909-200
Tels: 55 24 3365-5199 - 55 24 3365-0840