Notícias

ICRJ e Marinha do Brasil comemoram Dia do Marinheiro e reforçam laços de amizade

No dia 11 de dezembro foi realizada mais uma edição do tradicional almoço em homenagem à Marinha. O evento já acontece há vários anos e celebra o Dia do Marinheiro (13 de dezembro) e a amizade entre o ICRJ e a Marinha do Brasil.

Na ocasião, aconteceu um coquetel no Salão Nobre e o almoço no Salão Marlin Azul, além da solenidade com a execução do Hino Nacional e discursos das autoridades. Estiveram presentes o Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior - Comandante da Marinha; os Almirantes de Esquadra Alfredo Karam e Mauro César Rodrigues Pereira - ex-ministros da Marinha; o Almirante de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto - ex-comandante da Marinha; o Almirante de Esquadra e Ministro do Superior Tribunal Militar Carlos Augusto de Sousa; o Cônsul Geral dos EUA no Rio de Janeiro – Scott Hamilton; demais militares; membros da Comodoria e da Mesa do Conselho, conselheiros, diretores, assessores e sócios do ICRJ.

O Comodoro Vicente de Arruda Filho discursou brilhantemente sobre a conexão entre o clube e a força armada por terem o mar como berço e a importância do Dia do Marinheiro, que também celebra o aniversário de Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, Patrono da Marinha. “Comemorar a data máxima da Marinha brasileira não é apenas uma lembrança histórica aos homens e mulheres que serviram à pátria, mas sobretudo a confirmação de que os atuais e futuros quadros da força naval continuarão desempenhando cada vez melhor sua missão de proteger a nacionalidade e a nossa soberania, visando o bem comum e a grandeza do nosso povo”, ressaltou o Comodoro.

O Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior e o Contra-almirante Paulo Vecchi Ruiz Cardoso da Silva Cardoso da Silva enalteceram o ICRJ em seus discursos. “O Iate Clube do Rio de Janeiro ao atuar a quase 100 anos nas atividades relacionadas ao desenvolvimento, divulgação e crescimento dos esportes náuticos, contribui de forma inequívoca para o despertar de vocações marinheiras desde a tenra idade. Também atento à necessidade de preservação, difusão e consciência ambiental, o clube promove atividades educativas e participa de ações efetivas de combate à poluição marinha. O respeito ao meio ambiente e a busca por estratégias e ações adequadas do uso consciente do mar são elementos que aproximam as nossas instituições”, evidenciou o Contra-almirante.

Ao final dos discursos, o Comodoro Vicente Arruda e o Almirante Ilques Barbosa Júnior trocaram presentes e o almoço foi servido. A comemoração aconteceu durante toda a tarde e ratificou mais um ano de parceria e amizade.

IATE CLUBE DO RIO DE JANEIRO
Av. Pasteur, 333 - Urca
Rio de Janeiro - CEP: 22290-240

SUBSEDE CABO FRIO
Av. Almirante Barroso nº 1141
Passagem - Praia do Forte - Cabo Frio
CEP:28906-280

SUBSEDE ANGRA DOS REIS
Estr. Ver. Benedito Adelino, nº 2001
Angra dos Reis - Praia Grande
CEP:23909-200

SUBSEDE ILHA DAS PALMAS
Coordenadas : S 22o 47' W 43o 09' - Freqüência : VHF 73