Notícias

ICRJ e FAB: 54 anos de amizade

O tradicional encontro anual entre o Iate Clube do Rio de Janeiro e a Força Aérea Brasileira completou 54 anos em 2021. Com a finalidade de estreitar laços de amizade entre as entidades e celebrar o Dia do Aviador, o evento teve sua mais recente edição em 15 de outubro no Salão Nobre.

Na ocasião, o Comodoro Vicente Arruda discursou aos Oficiais, Diretores, Assessores, Conselheiros e convidados. “Dizem os poetas que na vida tudo passa e que após a tempestade sobrevém a bonança, pois assim é: nós todos aqui somos a prova viva dessas assertivas, reunidos para mais uma vez, comemorarmos o Dia do Aviador”, disse o Comodoro. “Desaceleramos nossos voos, mas não paramos de voar. As operações da Força Aérea Brasileira foram fundamentais para o enfretamento das múltiplas crises causadas pela pandemia de Covid-19”, completou Vicente em alusão ao momento atual antes de encerrar as suas palavras saudando a todos em homenagem ao Patrono da Aeronáutica e Marechal-do-Ar Alberto Santos Dumont, à FAB, ao ICRJ e à vida.

Em seguida, o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Eduardo Miguel Soares, também fez um pronunciamento: “Não é possível dissociar a história desse clube da atividade aérea no Brasil”, disse. “Em meados da década de 1930, a aviação passou a ter um grande aliado na área compreendia entre a ponta da enseada de Botafogo até o quadrado da Urca com a construção de uma pista de pouso improvisada. E ainda a concessão de brevês para mais de duas centenas de pilotos”, comentou o Brigadeiro do Ar ao relembrar um pouco da história da escola de aviação do ICRJ.

Após ressaltar a importância do clube também em outros esportes e atividades, o Oficial concluiu agradecendo: “Em nome do Comando da Aeronáutica gostaria de dizer obrigado ao Iate Clube do Rio de Janeiro por toda fidalguia e deferência nesta homenagem no Dia da Força Aérea Brasileira e Dia do Aviador”.

Encerrando a solenidade, o Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, Diretor Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, e o Comodoro Vicente Arruda trocaram lembranças em nome das instituições. Logo depois foi serviço um belo almoço preparado pela equipe do restaurante do clube.

fab1Comodoro Vicente Arruda e Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini trocando lembranças em nome das instituições

fab6Salão Nobre preenchido por Oficiais, Diretores, Assessores, Conselheiros e convidados.

fab7Sr. Brig. Medeiros, Vice-Presidente do Conselho Deliberativo Carlos Eduardo Domingues, Sr. Brig. Fiorentini, Comodoro Vicente Arruda e o Vice-Comodoro João Batista Cursino

IATE CLUBE DO RIO DE JANEIRO
Av. Pasteur, 333 - Urca
Rio de Janeiro - CEP: 22290-240

SUBSEDE CABO FRIO
Av. Almirante Barroso nº 1141
Passagem - Praia do Forte - Cabo Frio
CEP:28906-280

SUBSEDE ANGRA DOS REIS
Estr. Ver. Benedito Adelino, nº 2001
Angra dos Reis - Praia Grande
CEP:23909-200

SUBSEDE ILHA DAS PALMAS
Coordenadas : S 22o 47' W 43o 09' - Freqüência : VHF 73