História

Os eventos sociais que marcaram gerações

Desde sua fundação em 1920, o ICRJ estabeleceu em seu estatuto o dever de exercer e incentivar atividades sócio-recreativas, mas o que não se imaginava na época era a notoriedade que o clube e os eventos produzidos ganhariam.

Um dos marcos da história dos eventos sociais foi o Baile do Havaí. Entre 1965 e 1991, a festa organizada na área da piscina com decoração temática se tornou um ícone do carnaval carioca e a mais importante festa aberta do gênero na cidade. O baile era muito concorrido pela alta sociedade e atraía a atenção de toda a imprensa local e estrangeira. Os foliões fantasiados curtiam com muita alegria as músicas, comidas, bebidas do evento e ainda terminavam a noite com um banho de piscina.

As crianças também já eram lembradas em época de folia. O carnaval infantil, que é realizado até os dias de hoje, também se tornou um dos eventos mais esperados do calendário. Sempre realizado com muita animação, recreação, brinquedos, oficinas, confete e serpentina. Os pequenos associados sempre foram prioridade no calendário social. Atualmente em todos os finais de semana ocorrem recreação infantil e uma vez por ano, além do carnaval, é promovido o Dia das Crianças, Festa Junina, Natal com chegada do Papai Noel, entre outros.

A confraternização com as Forças Armadas também é um clássico. Marinha, Exército e Aeronáutica têm uma grande proximidade e amizade com o clube, que são ratificadas anualmente através de almoços e cerimônias que acontecem há mais de meio século. Essa relação de prestígio e cordialidade já rendeu diversos títulos honoríficos ao clube.

Para os que apreciam uma boa gastronomia e cultura, os festivais temáticos são uma boa oportunidade para conhecer comidas típicas e costumes de outros países. Festivais são produzidos com regularidade, geralmente no restaurante, com pratos de determinadas regiões ou países e apresentação de música, dança, fotografia ou quaisquer itens que enriqueçam o conhecimento cultural sobre o lugar escolhido.

Grandes artistas também fazem parte do histórico social. Já subiram ao palco do ICRJ, Os Paralamas do Sucesso, Elba Ramalho, Elis Regina, Claudete Soares, Zeca Pagodinho, Blitz, Baby do Brasil, Nat King Cole e muitos outros. Os grandes shows acontecem principalmente nas comemorações do aniversário do clube, que tem ingressos sempre muito disputados.

Visitas ilustres também fazem parte dessa história: Rainha Elizabeth, Príncipe Charles, o Presidente Americano Jimmy Carter, o jogador de futebol Pelé e o cantor Roberto Carlos são importantes figuras públicas que já passaram pelo Iate.

IATE CLUBE DO RIO DE JANEIRO
Av. Pasteur, 333 - Urca
Rio de Janeiro - CEP: 22290-240
Tel.: 55 21 3223-7200

SUBSEDE CABO FRIO
Av. Almirante Barroso nº 1141
Passagem - Praia do Forte - Cabo Frio
CEP:28906-280
Tels: 55 22 2643-3432 - 55 22 2646-5390

SUBSEDE ANGRA DOS REIS

Estr. Ver. Benedito Adelino, nº 2001
Angra dos Reis - Praia Grande
CEP:23909-200
Tels: 55 24 3365-5199 - 55 24 3365-0840