Notícias

Miragem vence o Circuito Rio 2017

A 48º edição do Circuito Rio aconteceu entre os dias 2 e 6 de novembro, e teve a participação de 33 barcos das classes ORC, IRC, BRA-RGS e Mini Transat - convidada desta edição.
Foram quatro dias de evento, com condições de vento e tempo bem distintas; pois tivemos dias com muito sol e bons ventos e dias encobertos, com chuva e ventos inconstantes de intensidade e direção, ou seja, com condições adversas.

O primeiro dia teve a regata de percurso médio, denominada Victor Demaison, que teve o percurso para Ilha Maricás para as classes ORC e IRC e para as Ilhas Rasa, Pai e Mãe para a classe BRA-RGS, ambas com chegada entre a Comissão de Regata e a Ilha da Laje.
No segundo dia, o vento do quadrante Leste, permitiu que a CR fizesse duas regatas com percurso barla-sota para a classe ORC, na raia da Escola Naval. Para as Classes IRC e BRA-RGS, a regata foi de percurso para as Ilhas do Pai e da Mãe, chegando entre CR e a Ilha da Laje.
As condições de vento no terceiro dia de regatas foi muito ruim, visto a aproximação da frente fria. A Comissão de Regata, com muita habilidade e competência, acabou levando a flotilha para fora da Baía de Guanabara para aproveitar melhores condições de vento e determinou um percurso único para todas as classes. Essa regata foi válida como a Regata Almirante Monnerat, homenagem ao Almirante Roberto Monnerat que muito dedicou seu tempo ao Clube, e foi um apaixonado pela vela, em especial as regatas de veleiros de oceano.
No último dia, já com a entrada da frente-fria, com muita corrente e vento de sudoeste, tivemos duas regatas barla-sota para todas as classes dentro da Baía de Guanabara.
A Classe ORC (16 barcos inscritos) foi muito disputada, e só teve a confirmação do campeão geral na ultima regata. O Campeão geral e da categoria A foi o Miragem, de Paulo Freire, do Iate Clube do Rio de Janeiro, que foi consistente e teve uma boa média de resultados nas regatas da série. Na categoria B, o Campeão foi o Maestrale LOGSUB/MAPMA, do Almirante Adalberto Casaes, também do Iate Clube do Rio de Janeiro.
A Classe IRC (7 barcos inscritos) também foi muito disputada. O Campeão geral e da categoria B foi o Esculacho, de Walcles Osório, do Iate Clube do Rio de Janeiro. Na categoria A o campeão foi o Cherne, do Grêmio de Vela da Escola Naval.
Na Classe BRA RGS (7 barcos inscritos) o Nativo, de Eduardo Harabedian, da BR Marinas, confirmou o favoritismo e foi o campeão geral e da categoria B. Na categoria A o campeão foi o Veleiro Clássico, construído em 1944, Cangrejo, comandado pelo Pedro Trouche, do Iate Clube do Rio de Janeiro.
Na Classe Mini Transat, convidada especial, o campeão foi o Bango Bango, de Alexandre Marinho, da BR Marinas. Vale ressaltar, que a participação especial dos barcos da Classe Mini, se deu graças as características dos barcos, que são pequenos (21 pés) mas totalmente preparados para velejar em águas desabrigadas.
No domingo, dia 05, no final do dia, foi realizada a Cerimônia de Premiação, na Pérgula da Piscina, aonde as tripulações participantes desfrutaram de momentos de muita alegria e emoção, em especial a tripulação do Miragem.

IATE CLUBE DO RIO DE JANEIRO
Av. Pasteur, 333 - Urca
Rio de Janeiro - CEP: 22290-240

SUBSEDE CABO FRIO
Av. Almirante Barroso nº 1141
Passagem - Praia do Forte - Cabo Frio
CEP:28906-280

SUBSEDE ANGRA DOS REIS
Estr. Ver. Benedito Adelino, nº 2001
Angra dos Reis - Praia Grande
CEP:23909-200

SUBSEDE ILHA DAS PALMAS
Coordenadas : S 22o 47' W 43o 09' - Freqüência : VHF 73