Quarta, 23 Outubro 2019
ig pb fb pbFacebook bi pb
logo cinza

Notícias

53ª Taça Rei Olav agita ICRJ em dois finais de semana


Veleiros de Oceano


A 53ª edição da Taça Rei Olav foi sediada pelo ICRJ em dois finais de semana de agosto. A competição foi criada em 1967 em homenagem ao Rei Olav V que foi velejador e medalhista de ouro em 1928 nos Jogos Olímpicos de Amsterdã, na Holanda. Ele foi o Rei da Noruega entre 1957 e 1991, um dos mais populares do país com presença constante no Brasil.

Nos dias 17 e 18, a disputa foi entre os veleiros de oceano. Com 39 barcos na raia, as classes ORC, IRC e BRA RGS (A e B) participaram de três regatas, uma barla-sota e duas de percurso nas águas da Baía de Guanabara e ilhas próximas, no Rio e Niterói.

Na classe ORC, o barco Neptunus XIII (ICRJ) do comandante André Mirsky foi campeão. Em segundo lugar, com a diferença de um ponto, ficou o Sorsa III (ICRJ) de Celso Quintella. A tripulação do Sorsa III contou com a ilustre presença do Contra-Comodoro José Roberto Braile, único velejador que participou também da primeira edição da Taça. Em terceiro lugar ficou o Santa Fé V (CNC) comandado por Nelson Thomé.

Na IRC, o Danadão (ICRJ) do comandante Guilherme Rafare foi o campeão. Em seguida ficaram o Manga Wiki (ICRJ) de Geraldo Low Beer e o Tangará II (ICRJ) de Lars Grael, em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Na BRA RGS A, o barco Cristalino (ICRJ) comandando por Renato Fernandes foi o vencedor. O vice-campeão foi o Mano’s Chopp (ICB) de Guilherme Winter e o terceiro colocado foi o Loren C (CNC) de Clóvis Cesar de Oliveira.

Na BRA RGS B, a equipe do Faca Amolada (ICRJ) comandada por Dalmo Ferreira conquistou a primeira colocação. O barco Aquarius (GVREFOMM) de Fabio Kohler Harkot ficou com a segunda e o Dorf (ICRJ) do comandante Roberto Schnarndorf com a terceira colocação.

A cerimônia de premiação aconteceu no Salão Nobre após as regatas com muita comida, bebida e animação. Na ocasião houve também a premiação da Copa Brasil 2018 da ABVO (Associação Brasileira de Veleiros de Oceano) e o discurso de Haakon Lorentzen, neto do Rei Olav, que competiu em seu barco, o Duma (5º lugar na ORC).


Monotipos

Nos dias 24 e 25 de agosto foi a vez dos monotipos disputarem a Taça Rei Olav. Mais de 50 barcos das classes 29er, 420, Laser (Std., Rad. e 4.7), Open Single Handed Dinghy (Std., Rad. e 4.7), Finn, Snipe, Star e Dingue competiram na raia do ICRJ.

No sábado, foram realizadas duas regatas com vento sudoeste de 10 a 14 nós e maré vazando, já no domingo aconteceram mais duas regatas muito disputadas com vento sul de 10 a 12 nós.

Na classe 29er, apenas a dupla Leonardo Mirow e Mathias Mirow (ICRJ) compareceu à raia. Na 420, oito duplas competiram, ficando Bernardo Bulcão e Marcos Vinicius Ribeiro (ICRJ) em primeiro lugar, Pedro Muricy e Diogo Petersen (ICRJ) em segundo, Caio Nogueira e Pedro Chumbovisky (ICRJ) em terceiro.

Na Laser Standard e Radial, o pódio foi todo do ICRJ. Nelson Alencastro conquistou a primeira colocação, Diego Rocha a segunda e Helio Araujo a terceira na Standard. Na Radial, Lucas Farina foi o campeão, Gabriella Kidd a vice-campeã e Pedro Madureira o terceiro colocado. Na Laser 4.7, Bernardo Martins (ICRJ) foi o primeiro lugar, Victória Castro (CNC) o segundo e Laura Coutinho (ICRJ) o terceiro.

Na Open, João Pedro Souto de Oliveira (ICRJ) foi o vencedor. Gustavo Corrêa Nascimento (ICRJ) e Jan Silvino (ICRJ) completaram o pódio, respectivamente. Na Open 4.7, o duelo foi entre Victor Carneiro e Miguel Messina, ambos do ICRJ. Victor venceu pela diferença de dois pontos no total. Na Open Radial, Marco Paulo de Castro Schwandt (ICRJ) foi o melhor no match race com Mariana Mirow e Crespo (ICRJ).

Na Finn, Antônio Moreira (CNC), Arnaldo Fernandes (ICRJ) e Jorge Rodrigues (ICRJ) compuseram o pódio, nesta ordem. Na Snipe, classe que recebeu o maior número de inscritos (20), Nick Grael e Fábio Horta (ICRJ/MB) foram os campeões, André Guarischi e Rosalia Guarischi (ICRJ) os vice-campeões, Malcom Scofield e Flávio Castro (ICRJ) os terceiros colocados.

Na Star, a dupla Alessandro Pascolato e Henry Boening (ICRJ) sagrou-se campeã. Luiz André Culé e Samuel Gonçalves (ICB-DF), John King e Fernando Ilha (ICRJ) foram as duplas segunda e terceira colocadas, na devida ordem.

Na Dingue, venceu a dupla Guilherme Pereira e Elias Vandenbussche (CRG). Jan Silvino e Silvia Giraô (ICRJ) conquistaram o segundo lugar, Luciano Castro e Vicente Ribeiro (ICRJ) o terceiro.

A cerimônia de premiação da competição aconteceu no dia 4 de setembro, no Salão Nobre, no mesmo evento que premiou também os vencedores da Taça Leopoldo Geyer e Regata Benjamin Sodré.

Logobrancag
Av. Pasteur, 333 - Urca
Rio de Janeiro - CEP: 22290-240
Tel.: 55 21 3223-7200

SUBSEDE CABO FRIO
Av. Almirante Barroso nº 1141
Passagem - Praia do Forte - Cabo Frio
CEP:28906-280
Tels: 55 22 2643-3432 - 55 22 2646-5390
SUBSEDE ANGRA DOS REIS
Estr. Ver. Benedito Adelino, nº 2001
Angra dos Reis - Praia Grande
CEP:23909-200
Tels: 55 24 3365-5199 - 55 24 3365-0840