Notícias

Angela Star VI vence 69º Regata Santos-Rio na classe ORC

A competição mais tradicional do país de Vela de Oceano, com saída do Iate Clube de Santos, na cidade da Baixada Santista no estado de São Paulo, e chegada no Iate Clube do Rio de Janeiro, teve disputas por 200 milhas naúticas das classes IRC, ORC e BRA-RGS. Ao todo, 25 barcos dos estados do RJ, SP, ES e SC largaram na sexta-feira, 25 de outubro, na disputa pelo título.

Na classe IRC, o troféu transitório da Cidade de Santos ficou com o santista Rudá, do Clube Internacional de Regatas e SUPMAR. Foram mais de 33 horas no mar, concluindo a regata na noite de sábado, dia 26. Foi o quarto título do Rudá no geral e o segundo seguido. O Inaê 40 Transbrasa, também de Santos, do Pier 27 e Clube de Regatas Internacional, ficou em segundo lugar e o barco do Rio de Janeiro, o Villegagnon, da Escola Naval, fechou o pódio.

Na classe ORC, o barco do ICRJ, Angela Star VI, conquistou o segundo troféu na Santos-Rio fechando a regata no meio da tarde de sábado com pouco mais de 28 horas no mar. O Pajero (ICS) ficou em segundo lugar e o Sorsa III (ICRJ) em terceiro pelo tempo corrigido. O Sorsa III foi o fita azul (primeiro barco a cruzar a linha de chegada) com 29 horas em regata.

Peter Siemsen, comandante do Angela Star VI e velejador desde 1948, não esteve à bordo por conta de um problema de saúde, mas comemorou a conquista. Na temporada eles lideram o ranking da Copa Brasil ABVO na classe e buscam o título de barco do ano: "Está sendo uma ótima temporada em todos os sentidos. Já estávamos sempre entre os líderes nos últimos anos, mas ainda não conseguimos vencer a Semana de Vela de Ilhabela que ficamos em segundo. Não consegui participar da Santos-Rio, mas estou buscando ficar bem visando o Circuito Rio", disse Siemsen.

Na BRA-RGS, o caneco ficou com o BL3 Urca, de Ilhabela (SP), que completou o percurso em 43 horas e 51 minutos, chegando na manhã de domingo na Baía de Guanabara. O segundo lugar ficou com o Açores III (ICSC) e o Aries III (ICRJ) conclui o pódio.

A premiação da 69ª Santos-Rio foi uma cerimônia muito animada durante a 50ª edição do Circuito Rio, no dia 01 de novembro, na Pérgula da piscina do ICRJ, momentos antes da Festa da Vela.

IATE CLUBE DO RIO DE JANEIRO
Av. Pasteur, 333 - Urca
Rio de Janeiro - CEP: 22290-240

SUBSEDE CABO FRIO
Av. Almirante Barroso nº 1141
Passagem - Praia do Forte - Cabo Frio
CEP:28906-280

SUBSEDE ANGRA DOS REIS
Estr. Ver. Benedito Adelino, nº 2001
Angra dos Reis - Praia Grande
CEP:23909-200

SUBSEDE ILHA DAS PALMAS
Coordenadas : S 22o 47' W 43o 09' - Freqüência : VHF 73