Notícias

ICRJ sedia 49º Brasileiro da classe Optimist e anfitriões da Flotilha Zé Carioca levam os títulos mais importantes do campeonato

O ICRJ sediou mais uma edição do Campeonato Brasileiro da classe Optimist, entre os dias 6 e 16 de janeiro. O evento teve a participação de 124 velejadores, com idade entre 10 e 15 anos, representando os estados do RJ, SP, ES, DF, PE, BA, SC e RS.

A programação foi intensa. Além das regatas válidas para o título individual (12), foi realizado o Campeonato Brasileiro de Equipes; o Descobrindo novas Velas - evento da CBVela que apresenta outras classes aos participantes da Optimist; e no decorrer das competições, antes ou depois das regatas, os velejadores tiveram a oportunidade de passar por avaliações antropométricas (iniciativa da CBVela em parceria com o Comitê Olímpico brasileiro, em análise ao perfil dos velejadores nas categorias de base).

A Vela Feminina também foi abordada durante a programação. Foram promovidos, também pela CBVela com o apoio do ICRJ, 3 bate-papos sobre o assunto: o primeiro com as jovens velejadoras presentes; no dia seguinte com os técnicos; e o último com os pais, sempre com a participação de atletas veteranas de destaque no Brasil.

No dia 12, o Campeonato individual deu uma pausa para a realização do Campeonato Brasileiro de Equipes, decidido em regatas onde correram apenas três equipes de 4 velejadores. O resultado foi definido com a soma da pontuação da chegada de todos velejadores da mesma equipe.

A equipe RJ 1, do ICRJ, composta por Lucas Cocchi Freitas, Newton Passos, Gabriela Berlinsky e Felipe Vicente, conquistou o tão cobiçado título, vencendo na final a equipe RJ 2, formada pelos velejadores do CNC.
Na 3ª colocação ficou a equipe PE 1, com os velejadores do Cabanga Iate Clube Pernambuco. Vale destacar que a conquista dos campeões da Flotilha Zé Carioca, do ICRJ, é a 7ª dos 12 últimos anos.

E por falar na FZC, Lucas Cocchi Freitas foi o grande destaque de toda a competição individual. Lucas repetiu o feito do ano passado e sagrou-se bicampeão brasileiro de Optimist com excelente performance – venceu 9 das 12 regatas realizadas.

Com o exímio desempenho do bicampeão somados aos ótimos resultados dos outros integrantes, a FZC conquistou o título de melhor do Brasil. “ O excelente resultado da nossa flotilha é fruto da dedicação dos velejadores, da competência da equipe técnica e do apoio e investimento do Clube nos últimos 6 anos”, comentou Kadu Baggio, Assessor da Vela do ICRJ.

O 49º Campeonato Brasileiro da classe Optimist foi organizado pelo Iate Clube do Rio de Janeiro e teve o apoio técnico e institucional da OPTIBRA, da Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro - FEVERJ e da Confederação Brasileira de Vela – CBVELA.  

Súmulas completas:
Flotilha Ouro
Flotilha Prata
Equipes

fzcZé Carioca (ICRJ) levou o título de melhor flotilha do campeonato

lucasO bicampeão brasileiro Lucas Freitas comemorando o título

lucasetijoLucas Freitas e o Técnico da FZC Tijo Novelo

equipeEquipe Campeã (ICRJ)


regata

regatas





IATE CLUBE DO RIO DE JANEIRO
Av. Pasteur, 333 - Urca
Rio de Janeiro - CEP: 22290-240

SUBSEDE CABO FRIO
Av. Almirante Barroso nº 1141
Passagem - Praia do Forte - Cabo Frio
CEP:28906-280

SUBSEDE ANGRA DOS REIS
Estr. Ver. Benedito Adelino, nº 2001
Angra dos Reis - Praia Grande
CEP:23909-200

SUBSEDE ILHA DAS PALMAS
Coordenadas : S 22o 47' W 43o 09' - Freqüência : VHF 73