Notícias

Emoção toma conta do ICRJ na recepção de Martine e Kahena

Bicampeãs olímpicas foram homenageadas no Cais da Bandeira

Recém chegadas de Tóquio, Martine Grael e Kahena Kunze compareceram ao ICRJ na tarde de sábado (7), para celebrar com os sócios do clube, convidados e alunos da EDN, a conquista do segundo ouro olímpico seguido (Rio 2016 – Tokyo 2020).

A velejadora Kahena, que se formou ainda criança na Escola de Desportos Náuticos do clube, foi recebida sob muitos aplausos no Cais da Bandeira. Minutos depois, Martine Grael também chegou ao cais pela baía e também foi muito aplaudida.

As crianças eram as mais ansiosas. Os pequenos velejadores da Flotilha Zé Carioca de Optimist e integrantes da Vela Jovem tiraram fotos com as atletas e medalhas, além de colherem autógrafos em papéis e camisas. Questionada sobre o sentimento em relação ao carinho recebido, Kahena disse: “O que mais me chamou atenção foi a quantidade de crianças e velejadores tanto da EDN, quanto das flotilhas, e isso é muito especial”.

Quando o Robert Scheidt ganhou o seu primeiro ouro olímpico em 96, fazíamos parte do mesmo clube, em São Paulo. Eu era pequena e lembro da chegada dele, foi muito marcante. No momento em que vi muitas crianças aqui, que ainda estão começando na vela, vi uma forma de inspirar também, estar ao lado e fazer eles acreditarem que é possível”, afirmou Kahena.

O Iate é meu quintal de casa, cresci aqui, aprendi a velejar mesmo aqui. Pra mim é muito especial ver as pessoas que me ajudaram e me influenciaram a chegar onde cheguei reunidas. Recebi muito apoio e a Vela do clube sempre esteve de braços abertos, então essa vitória também é merecedora do Iate”, completou.

Para a recepção, foi montado um pódio para celebrar também uma homenagem às atletas pelo feito histórico. Na ocasião, Ricardo Baggio, o Kadu, Assessor de Vela do ICRJ, foi o Mestre de Cerimônias. Após Kadu solicitar que as autoridades presentes fossem até o espaço reservado para a solenidade, o evento foi aberto oficialmente com a Banda do 1º Distrito Naval tocando o Hino Nacional Brasileiro.

Também foram homenageados, os velejadores olímpicos veteranos do clube - Andreas Wengert (Toronto 1976), Roberto Luiz Martins (Moscou 1980 e Los Angeles 1984), Marco Soares (Moscou 1980 - medalha de ouro), Alan Adler (Los Angeles 1984, Seul 1988 e Barcelona 1992), Cintia Knoth (Seul 1988); e os medalhistas olímpicos Lars Grael (Los Angeles 1984, Seul 1988 - bronze, Barcelona 1992 e Atlanta 1996 - bronze) e Isabel Swan (Pequim 2008 - bronze).

Do Time Brasil que representou o país nos Jogos Olímpicos de Tóquio, além das medalhistas, compareceram ao evento e receberam homenagens: Gabriel Borges (ICRJ/Marinha do Brasil); Gabriela Nicolino (ICRJ); e Marco Grael (RYC/Marinha do Brasil).

A dupla bicampeã olímpica foi a última a receber as honras. Martine Grael e Kahena Kunze subiram ao pódio simbólico ovacionadas pelo público. A primeira a homenageá-las foi a ex-atleta Adriana Samuel, medalhista olímpica de voleibol de praia e representante da Petrobras, patrocinadora das velejadoras. “Vocês são o orgulho do nosso país e, principalmente, das mulheres”, destacou Adriana.

Em seguida, deram suas palavras de agradecimento e felicitações, o Vice-Almirante da Marinha Eduardo Machado Vasquez, o Diretor de Vela Fernando Madureira, o Contra-comodoro José Roberto Braile e o Comodoro Vicente Arruda, nesta ordem. Em suas palavras, José Roberto Braile ressaltou: “é um estímulo muito grande para nós aqui do clube, que apoiamos a vela desde a infância, vermos formadas campeãs olímpicas. Nós continuaremos fazendo isso!

O Comodoro e o Contra-comodoro entregaram placas de homenagens e, logo depois, champanhes foram estouradas pela dupla. Por fim, fogos coloridos abrilhantaram o céu e as atletas fizeram um discurso de agradecimento, encerrando a noite considerada uma das mais memoráveis da história do Iate Clube do Rio de Janeiro. *

As Olimpíadas de Tóquio encerraram no domingo (8) e contaram com a participação de 11 mil esportistas, de 204 países, durante 19 dias de jogos. O Time Brasil teve 309 atletas em 35 modalidades diferentes e o total de 21 medalhas. Nesta edição, a única medalha da vela foi conquistada por Martine e Kahena na classe 49erFX.

*O evento seguiu os protocolos sanitários estabelecidos pela Prefeitura do Rio.  


IMG 8720Àespera das bicampeãs olímpicasIMG 9018Kahena Kunze mostrando a medalha para as crianças IMG 8981Banda de Música dos Fuzileiros Navais do Com1DN TRATADAS3 Comodoro Vicente de Arruda e Contra-comodoro José Roberto Braile homenageando a dupla


IATE CLUBE DO RIO DE JANEIRO
Av. Pasteur, 333 - Urca
Rio de Janeiro - CEP: 22290-240

SUBSEDE CABO FRIO
Av. Almirante Barroso nº 1141
Passagem - Praia do Forte - Cabo Frio
CEP:28906-280

SUBSEDE ANGRA DOS REIS
Estr. Ver. Benedito Adelino, nº 2001
Angra dos Reis - Praia Grande
CEP:23909-200

SUBSEDE ILHA DAS PALMAS
Coordenadas : S 22o 47' W 43o 09' - Freqüência : VHF 73