Notícias

52º Circuito Rio: evento reúne principais nomes de vela oceânica brasileira

O 52º Circuito Rio teve a participação de 35 barcos e velejadores renomados representando os principais polos da Vela de Oceano do Brasil como RS, SC, SP, RJ, ES e BA, entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro.

As provas do Circuito foram montadas em uma série de 7 regatas: uma de percurso longo (Regata Santos Rio com a distância 200 milhas – 360 km); uma de percurso médio (Regata Victor Demaison com 30 milhas – 54 km); e mais 05 regatas pequenas (média 8 milhas – 14 km).

Com exceção da Regata Santos-Rio, as demais foram realizadas exclusivamente nas águas da Baía de Guanabara e suas proximidades. Todas seguiram as regras VPRS, BRA-RGS, ORC Internacional e ORC Club.

Vencendo a 71ª Santos-Rio e mais uma regata da série, o veleiro Xamã, de Ilhabela (SP), conquistou o título geral da 52ª edição do Circuito Rio. O barco comandado por Sergio Klepacz levou o título da classe ORC, a principal da Vela de Oceano, deixando o campeão de 2020, o capixaba +Bravíssimo, de Luciano Secchin, em segundo lugar, e o Avohai, de Lars Grael, em terceiro completando o pódio.

A programação do evento realizado pelo ICRJ incluiu, além das regatas, cerimônias de premiação e confraternizações entre os velejadores e convidados à beira da piscina do clube. A Blue 3 Investimentos (XP) foi a patrocinadora dessa edição, que também teve a parceria do Iate Clube de Santos (este na Regata Santos-Rio, com largada no estado de São Paulo) e o apoio das empresas 2Sports, Tintas Vinci e Granado.


Pódio duplo para o ICRJ na 71ª Regata Santos-Rio

A regata oceânica mais tradicional do país teve sua 71ª largada no dia 22 de outubro. Nessa edição, a Santos-Rio contou com 30 barcos, medalhistas olímpicos e campeões mundiais como Lars Grael, Kiko Pelicano e Maurício Santa Cruz na raia.

Após 37h29m20 de navegação, o veleiro Xamã (ICS/YCI) foi o primeiro a concluir o percurso de 200 milhas náuticas entre o Iate Clube de Santos e o Iate Clube do Rio de Janeiro. As embarcações do ICRJ, Avohai (Lars Grael) e Maestrale (Adalberto Casaes) ficaram em segundo e terceiro lugares na VPRS, respetivamente, com as posições invertidas na ORC. As classes BRA RGS, RGS Clássicos, Mini Transat e Bico de Proa também estiveram na regata.

Em entrevista, Lars Grael comentou: “É um desafio que se renova a cada ano. Posso afirmar que a definição mais precisa, mais uma vez, é de que foi uma regata dura e exaustiva”, disse o ganhador de duas medalhas olímpicas ao desembarcar no ICRJ após a sua 20ª participação na Santos-Rio.

xamaXamã (ICS YCI) - Campeão do 52º Circuito Rio

avohaiAvohai (ICRJ) - Vice-campeão

phoenixPhoenix (ICS) - 3º colocado

Resultados 52º Circuito Rio
VPRS - Categorias 1 e 2 - Acumulado
ORC Internacional - Categorias 1 e 2 - Acumulado
BRA RGS - Categorias 1 e 2 - Acumulado

Resultados 71ª Regata Santos-Rio
VPRS 
VPRS Categorias  
ORC Inter.  
ORC Categorias  
BRA RGS 
BRA RGS Categorias 
RGS Clássicos 
Bico de Proa e Mini 6.5





IATE CLUBE DO RIO DE JANEIRO
Av. Pasteur, 333 - Urca
Rio de Janeiro - CEP: 22290-240

SUBSEDE CABO FRIO
Av. Almirante Barroso nº 1141
Passagem - Praia do Forte - Cabo Frio
CEP:28906-280

SUBSEDE ANGRA DOS REIS
Estr. Ver. Benedito Adelino, nº 2001
Angra dos Reis - Praia Grande
CEP:23909-200

SUBSEDE ILHA DAS PALMAS
Coordenadas : S 22o 47' W 43o 09' - Freqüência : VHF 73