Notícias

29er, o barco do futuro

O 29er é um barco skiff com trapézio e dois tripulantes. Seu design único ostenta adesão em 38 países e crescimento rápido em todos os continentes, resultando numa próspera comunidade de vela pré-olímpica com destaque em suas corridas juvenis de alto desempenho.

Para quem procura um velejo divertido, rápido e dinâmico, este é o barco certo!

Projetado pelo austríaco Julian Bethwaite, o veleiro teve sua primeira produção em 1998 como barco que se antecede ao 49er (masculino) e 49Fx (feminino) da classe olímpica. A 29er é uma das classes que disputam o Campeonato Mundial da Juventude (Youth Sailing World Championships) organizado pela World Sailing.

Outro campeonato muito disputado é o EuroCup 29er, evento que oferece aos velejadores fantásticas oportunidades de corrida em toda a Europa durante o ano. Normalmente, são cerca de 10 eventos que começam na Espanha e terminam com uma final espetacular em Riva del Garda, na Itália. Vários velejadores brasileiros já viveram essa experiência.

No Brasil, o primeiro Campeonato Brasileiro da Classe 29er foi realizado em 2015 no Yacht Club Santo Amaro (YCSA) com a participação de 6 duplas. Atualmente a classe já conta, em média, com a participação de 15 barcos.

A classe 29er também é uma vitrine para o desenvolvimento da vela competitiva feminina. Quase 1/3 da frota internacional é representada por todas as equipes femininas que, após atingirem a maior idade, migram para o 49FX Olímpico.

Como cada vez mais o skiffs vêm sendo umas das principais atrações da vela olímpica, o 29er como base para os jovens é considerado o barco do futuro. “A classe 29er no Brasil é uma das classes mais importantes do nosso programa de vela jovem da CBVela. Ela faz parte do grupo de barcos de classe skiff como o 49er e o 49er FX. Diante disso, é uma categoria que acrescenta muito na formação de atletas para essas categorias olímpicas. É um barco leve, ágil e veloz, que exige do velejador muitas horas de água com bastante capotadas. É, sem dúvidas, um dos barcos mais divertidos! Vale a pena experimentar!”, comentou Juan Sienra da Confederação Brasileira de Vela


Onde encontrar treinamento?
Aprenda a velejar em um 29er junto da flotilha comandada pela Técnica Rafaela Salles no ICRJ (para sócios). Saiba mais: whatsapp (21) 99858-5767

29er 3

IATE CLUBE DO RIO DE JANEIRO
Av. Pasteur, 333 - Urca
Rio de Janeiro - CEP: 22290-240

SUBSEDE CABO FRIO
Av. Almirante Barroso nº 1141
Passagem - Praia do Forte - Cabo Frio
CEP:28906-280

SUBSEDE ANGRA DOS REIS
Estr. Ver. Benedito Adelino, nº 2001
Angra dos Reis - Praia Grande
CEP:23909-200

SUBSEDE ILHA DAS PALMAS
Coordenadas : S 22o 47' W 43o 09' - Freqüência : VHF 73