object1625919614
ofimdaescuridaoO FIM DA ESCURIDÃO
ELENCO: Mel Gibson, Ray Winstone, Danny Huston, 2010 (EUA), 117 min, Suspense Policial, 14 (anos).

Quando o detetive Thomas Craven, do departamento de homicídios de Boston, apura o assassinato de sua filha ativista, descobre uma estratégica conspiração corporativa e governamental. O investigador acaba chamando a atenção de um agente - que é enviado para eliminar evidências. Suspense até o fim.

“Mel Gibson com a mesma determinação mortífera de seus melhores filmes de ação”.
UmHomemEntreGigantesUM HOMEM ENTRE GIGANTES
ELENCO: Will Smith, Alec Baldwin, Albert Brooks, 2015 (EUA, Reino Unido, Austrália), 123 min, Drama, 12 (anos).

Dr. Bennet Omalu, neuropatologista forense, diagnostica um severo trauma cerebral em um jogador de futebol americano. Investigando o assunto, descobre se tratar de um mal comum entre os profissionais do esporte. Determinado a reverter o quadro e expor para o mundo a grave situação, ele entra em guerra contra a poderosa Liga Nacional de Futebol (NFL). Baseado em fatos Reais.

“’Um Homem entre Gigantes’, a história de um médico que desafiou o poder.
StarWarsEpisodioIAAmeacaFantasmaSTAR WARS: EPISÓDIO I - A AMEAÇA FANTASMA
ELENCO: Liam Neeson, Ewan McGregor, Natalie Portman, 1999 (EUA), 133min, Ficção/Aventura, Livre.

Obi-Wan e seu mentor embarcam em uma perigosa aventura, na tentativa de salvar o planeta das garras de Darth Sidious. Durante a viagem, eles conhecem um habilidoso menino e decidem treiná-lo para se tornar um Jedi. Mas o tempo irá revelar que as coisas nem sempre são o que aparentam ser.

“Do genial diretor George Lucas, o filme é parte da saga cinematográfica mais bem-sucedida de todos os tempos”.
um homem comum


UM HOMEM COMUM


ELENCO:  Ben Kingsley, Hera Hilmar, Peter Serafinowicz, (EUA/Sérvia), 90 min, Suspense/Drama, 16 (anos).

Isolado e procurado, um general acusado de muitos crimes de guerra precisa ser transferido de esconderijo - e passa a receber cuidados de misteriosa camareira. Essa relação de extremos entre os dois faz com que o general reflita sobre seus atos – ainda mais sabendo da notícia de que há uma recompensa milionária para quem disser onde o fugitivo está.

“Derrota na guerra pode não ser a maior perda para um homem.” “Mais uma ótima atuação do grande ator Bem Kingsley”.

as montanhas separam


AS MONTANHAS SE SEPARAM


ELENCO:  Zhao Tao, Zhang Yi, Jing Dong Liang, 2015 (CHI/FRA/JAP), 126 min, Drama/Romance, 12 (anos).

Uma história em três partes que se inicia no fim da década de 1990 e acompanha Tao, bela jovem da província de Shanxi que se vê dividida entre dois pretendentes, seus amigos de infância Zhang e Liangzi. Um é herdeiro de um posto de gasolina, enquanto o outro trabalha em uma mina de carvão, e as consequências da decisão da mulher reverberam em 2014 e 2025.

“As Montanhas se Separam” faz uma síntese não só da China, mas do mundo contemporâneo no idioma do cinema, que é capaz de falar com qualquer povo”.

ta dando onda


TÁ DANDO ONDA
Programação Infantil de Férias

ELENCO:  Shia LaBeouf, Jeff Bridges, Zooey Deschanel, 2007 (EUA), 88 min, Animação/Comédia, Livre, Dublado.

Surfar é a atividade do pinguim adolescente Cody Maverick. Acompanhado por uma equipe de filmagem, ele deixa sua casa na Antárdida para ir à Ilha de Pen Gu participar do torneio Big Z Memorial Surf Off. Cody acredita que ganhando a competição terá o respeito e a admiração de todos.


“O longa é, sim, uma divertida e original história sobre o mundo do surfe, que vai agradar todas as idades. Técnica, música e roteiro original formam um casamento perfeito nesta animação”. Corra já para o cinema!

piaf um himp ao amor


PIAF – UM HINO AO AMOR


ELENCO:  Marion Cotillard, Jean-Pierre Martins, Gérard Depardieu, 2007 (Reino Unido, República Tcheca, França), 140 min, Biografia/Drama Musical, 12 (anos).

A vida de Edith Piaf foi sempre uma batalha. Abandonada pela mãe, foi criada pela avó, dona de um bordel na Normandia. Dos 3 aos 7 anos de idade fica cega, recuperando-se milagrosamente. Abandona o pai alcóolatra aos 15 anos, para cantar nas ruas de Paris. Em 1935 já faz sucesso e grava seu primeiro disco. A vida sofrida é coroada com o sucesso internacional

“Vencedor de 2 Oscars em 2008, destacando o de melhor atriz para Marion Cotillard”.

a onda


A ONDA
- COM PALESTRANTE

ELENCO:  Jürgen Vogel, Frederick Lau, Max Riemelt, 2008 (ALE), 108 min, Drama, 16 (anos).

O professor Rainer recebeu a tarefa de instruir seus estudantes de Ensino Médio sobre o Estado Autocrático. Favorito entre as crianças, Rainer decide deixar seus alunos desenvolverem o assunto - e pede a eles que construam sua própria autocracia. No entanto, quando as crianças formam um Estado-Nação similar ao da Alemanha nazista, os professores não sabem o que fazer.

“’A Onda’ é um filme intrigante para trabalhar questões contemporâneas sobre educação, filosofia e política - baseado em um incidente real ocorrido numa escola secundária norte-americana em 1967, em Palo Alto, Califórnia”.

o tambor
O TAMBOR – REVIVAL - COM PALESTRANTE

ELENCO:
David Bennent, Mario Adorf, Angela Winkler, 1979 (Polônia/Alemanha/ Ocidental/França/Iugoslávia), 162 min, Drama, 16 (anos).

Danzig, Alemanha, anos 1920. Oskar Matzerath, criança excepcional, ganha um tambor de sua mãe ao completar três anos. Incomodado com alguns acontecimentos familiares e com o que se passa ao seu redor - incluindo a ascensão do nazismo - Oskar decide: não vai mais crescer.

“Um filme original, na forma de narrar e com momentos surreais, que reafirmam o ponto de vista das crianças diante do mundo. Ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1980”.


TAMBOR – o som de uma época
Andrés von Dessauer
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O longa ‘DIE BLECHTROMMEL’ (‘O TAMBOR’, 1979) de Volker Schloendorff, baseado no livro homônimo (1959) de Guenter Grass, logrou Oscar de melhor filme estrangeiro daquele ano. Esse trabalho mostra a visão de um menino sobre o fenecer da República de Weimar e da  segunda guerra mundial. A estória está ambientada em Gdansk ou Danzig que foi domínio alemão entre 1793 e 1945 e, que por imposição do tratado de Versailles, tornou-se ‘cidade livre’.

Inconformado com a vida adulta que testemunhava, Oscar, o garoto dessa trama freia, deliberadamente, seu crescimento e se refugia na infância.  Vale dizer que tal opção em nada se confunde com a ‘Síndrome de Peter Pan’, pois, não é que para esse protagonista a infância seja um ideal a ser seguido, mas, que a vida adulta se revela intolerável. Tanto é assim que, quando o nazismo se desintegra (simbolicamente, por meio da morte de seu suposto pai), Oscar retoma o crescimento físico e mental.

O título em alemão, ‘Tambor de Lata’, também se mostra sugestivo por fazer referência a um metal de pouco resistência, o que parece explicar a fácil e sucessiva destruição do dito brinquedo. Com efeito, a efêmera vida desse instrumento matizado com as cores nacionais da Polônia (vermelho e branco), e sua reiterada substituição indicam uma clara alusão à trajetória desse país tantas vezes invadido. Aliás, a família plural de Oscar, composta por dois homens e uma mãe, é mais uma alegoria à diversidade social da Polônia. E, portanto, não mantém qualquer relação com a concepção moderna de família, presente, por exemplo, no filme ‘3’ do cineasta alem&atild e;o Tom Tykwer.

Assim como a antiga Yugoslávia, a Polônia era uma verdadeira torre de babel na qual várias etnias (alemães, judeus, cassubianos, pomerianos e outros grupos eslávicos) conviviam de forma harmônica até a chegada dos nazistas que, a consideraram território exclusivamente alemão. 

Quando a onda hitleriana atinge seu apogeu, Oscar se refugia em uma companhia circense de anões, que devido sua pouca estatura, parece não representar ameaça ao agigantado ego nazista. E, ao uniformizar esses “liliputianos” com a indumentária nazista, Schloendorff  zomba da magnitude do ‘Terceiro Reich’ e do nanismo intelectual da época. Mas, a ironia mor se dá  quando alguns militares, em clara referência ao desenvolvimento da bomba atômica, vislumbram  uma ‘arma secreta’  (=‘Wunderwaffe’) na habilidade que Oscar possui para estilhaçar vidros aos berros.

Para alguns intérpretes Oscar representaria a grande massa da população que se mostrou indiferente à ascensão do totalitarismo alemão. Contudo, um olhar mais atento mostra que, apesar de aparentemente apático ele é subversivo o bastante para dissolver com seu enervante tambor uma manifestação popular, organizada pelo partido de Hitler ( NSDAP), e convertê-la em um baile de valsa.

Enquanto em casa era mais tolerado que amado, fora dela o percursionista mirim conta, apenas, com atenção de Markus, o dono judeu da loja de brinquedos. Até ai nada estranho, já que, tanto esse fornecedor de tambores quanto Oscar representam nítidas minorias e, essas, via de regra, costumam se aglutinar.

A atenção de Markus para com o menino, entretanto, era motivada essencialmente pelos sentimentos românticos que nutria por sua mãe. Essa, mesmo tendo dois homens a sua disposição, após uma cena agônica de descontrole alimentar morre de depressão. Uma enfermidade comum em uma época na qual as mulheres além de não terem voz (sendo, inclusive, impedidas de votar), não contribuíam com sua força laboral para o PIB de um país.

Em um contexto histórico, pode-se dizer que o ciclo iniciado, em 1977, com o ‘OVO da SERPENTE’ de Bergman foi fechado dois anos mais tarde com ‘O TAMBOR’ no qual o ‘Weihnachtsmann’ (Papai Noel), em uma espécie de presságio sinistro, se converte no ‘Gasmann’ (o Homem do Gás). 


os indomaveis
OS INDOMÁVEIS

ELENCO:
Russell Crowe, Christian Bale, Peter Fonda, 2008 (EUA), 122 min, Faroeste/Drama, 14 (anos).

No velho oeste de 1800, o fazendeiro Dan Evans aceita escoltar o fora da lei Ben Wade até a cidade de Yuma, no Colorado, onde um tribunal o aguarda. Os homens partem numa viagem de trem – onde vão descobrir que eles têm mais coisas em comum do que imaginam...

“Refilmagem do faroeste ‘Galante e Sanguinário’ (1957), o filme retoma o conflito entre um herói e um fora-da-lei”.
uma viagem extraordinaria
UMA VIAGEM EXTRAORDINÁRIA 

ELENCO: Helena Bonham Carter, Robert Maillet, Callum Keith Rennie, 2014 (FRA/CAN), 105min, Aventura/Drama/Família, 10 (anos).

Aos doze anos de idade, T.S. Spivet é um garoto superdotado, apaixonado por cartografia. Quando ele ganha um prêmio científico prestigioso, decide abandonar sua família em Montana para atravessar sozinho os Estados Unidos, rumo a Washington. O único problema é que o júri não sabe que o vencedor é uma criança.

“O longa tem um tom ingênuo que pode parecer desconexo com a contemporaneidade – porém ali está a efetiva capacidade crítica social que centra foco no núcleo familiar e nas indústrias científicas e midiáticas”.
turbo
TURBO – Programação Infantil de férias

ELENCO: Ísis Valverde, Bruno Garcia, 2013 (EUA), 96 min, Animação/Aventura/Comédia, Livre, Dublado.

Um caracol tem a chance mágica de escapar de sua vida em ritmo lento - e participar das 500 Milhas de Indianápolis... Um estranho acidente lhe dá o poder da supervelocidade.

“Um caracol que ama a velocidade: o que parece absurdo é contornado pelo fantástico poder da amizade e pela força de se acreditar nos próprios sonhos”.
o homem que sabia demaisO HOMEM QUE SABIA DEMAIS - REVIVAL

ELENCO: James Stewart, Doris Day, Brenda De Banzie, 1956 (EUA), 120 min, Suspense, 10 (anos).

As férias de um médico americano e sua família no Marrocos se transformam em um pesadelo quando se veem envolvidos em complô para assassinar um político. Quando o filho do médico é sequestrado, o casal segue as pistas até Londres e enfrenta situações desesperadoras pelo caminho.

“É um filme completo: conta com muito suspense, emoção e humor. Obra-prima do mestre do suspense de todos os tempos, Alfred Hitchcock. Uma homenagem póstuma a Doris Day”.
mademoisele paradis

MADEMOISELLE PARADIS


ELENCO: Maria-Victoria Dragus, Devid Striesow, Lukas Miko, 2019 (ALE/Áustria), 97 min, Drama Histórico, 14 (anos).

Viena, 1777. Maria Theresia Paradis é uma jovem cega extremamente habilidosa no piano. Na esperança de conseguir curar sua cegueira, seus pais a levam até o Dr. Mesmer, um médico que explora métodos alternativos. Após dedicada investigação ele descobre que Maria na verdade tem gota - e consegue fazer com que ela volte a enxergar e tentar redescobrir o mundo...

“Baseado na história real da pianista, cantora e compositora austríaca que perdeu a visão na infância e para quem Mozart escreveu seu provável 18º concerto de piano K456 em B bemol maior”.
os miseraveis
OS MISERÁVEIS

ELENCO
: Hugh Jackman, Russell Crowe, Anne Hathaway, 2013 (EUA/Reino Unido/Irlanda do Norte), 150 min, Drama Comédia Musical, 14 (anos).

A história se passa em plena Revolução Francesa do século XIX. O jovem Jean Valjean rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e acaba sendo preso por isso. Solto tempos depois, ele tentará recomeçar sua vida e se redimir. Ao mesmo tempo em que tenta fugir da perseguição obssessiva do inspetor Javert.

“Adaptação do musical da Broadway, que por sua vez foi inspirado em clássica obra do escritor Victor Hugo. O filme foi vencedor de 3 Globos de Ouro e 3 Oscar em 2013”.
16quadras
16 QUADRAS

ELENCO:
Bruce Willis, Yasiin Bey, David Morse, 2006 (EUA/ALE), 101 min, Policial/Suspense, 14 (anos).

Tudo que o policial Jack Mosley deseja é ir para casa e tomar um drinque, mas antes precisa escoltar Eddie Bunker por 16 quadras até chegar ao tribunal. Eddie é um presidiário que deseja apenas depor no tribunal, ganhar sua liberdade e abrir uma padaria. Só que ele irá depor contra policiais corruptos que querem matá-lo. Correndo contra o tempo, Jack e Eddie precisam evitar o perigo iminente para chegar a salvo no tribunal.

“O filme traz Bruce Willis em mais um grande desempenho”.
um ato de esperanca
UM ATO DE ESPERANÇA

ELENCO: Emma Thompson, Stanley Tucci, Fionn Whitehead, 2017 (Reino Unido), 106 min, Drama, 14 (anos).

Fiona Maye é uma eminente juíza da Alta Corte, que preside casos eticamente complexos do direito familiar; o serviço é pesado e sua carga horária lhe traz um desgaste pessoal. Em meio ao seu precário relacionamento com um professor, ela precisa decidir sobre o caso de Adam - um garoto brilhante diagnosticado com câncer que se recusa em fazer a transfusão de sangue que salvará sua vida.

“O filme, baseado no romance de Ian McEwan (autor de Desejo e Reparação), discute o polêmico tema atemporal da ciência versus religião”.