NiseOCoraçãoDaLoucuraNISE - O CORAÇÃO DA LOUCURA
DIA: 14/12/18 – SEXTA-FEIRA
ELENCO: Glória Pires, Simone Mazzer, Julio Adrião, 2016 (BRA), 108 min, Drama/Biografia, 12 (anos).

Nos anos 1950, uma psiquiatra contrária aos tratamentos convencionais de esquizofrenia da época é isolada pelos outros médicos. Ela então assume o setor de terapia ocupacional, onde inicia uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte. Baseado em fatos reais!

“É um filme que cumpre sua missão sem resvalar no óbvio e nem investir em emoções gratuitas ou exageradas. É história, mas também é cultura, lição de vida e exemplo de um mundo melhor”.
Beethoven  AventuradeNatalBEETHOVEN - AVENTURA DE NATAL
DIA: 15/12/18 – SÁBADO - MATINÊ
ELENCO: John Cleese, Munro Chambers, 2015 (EUA), 90 min, Comédia Infantil, Livre.

Um elfo de Natal acidentalmente decola no trenó do Papai Noel, e cai acidentalmente na Terra em uma cidade pequena, e perde o saco mágico de brinquedos. Beethoven deve resgatar o elfo, recuperar o saco de vigaristas gananciosos, e retornar ao trenó do Papai Noel em tempo de salvar o Natal.
OGrandeHerói2O GRANDE HERÓI
DIA: 15/12/18 – SÁBADO
ELENCO: Mark Wahlberg, Taylor Kitsch, Emile Hirsch, 2014 (EUA), 122 min, Guerra, 16 (anos).

Durante a guerra no Afeganistão, uma equipe de elite das forças especiais, SEAL, liderada por Marcus Luttrell, tem a missão de capturar o líder talibã Ahmad Shah enquanto luta por suas vidas.

“O filme baseia-se em fatos reais para criar um drama cheio de heroísmo onde o importante, é a sobrevivência do grupo”.

O Segredo Dos Seus OlhosO SEGREDO DOS SEUS OLHOS
PALESTRANTE – ANDRÉS VON DESSAUER 
DIA: 16/12/18 – DOMINGO
ELENCO: Ricardo Darín, Soledad Villamil, Pablo Rago, 2010 (ESP/ARG), 129 min, Drama, 16 (anos).

Benjamín Espósito se aposenta do cargo de oficial de justiça e decide escrever um livro. Sua inspiração é um caso real de estupro e assassinato de uma jovem nos anos 70. Em sua jornada, ele conhece o marido da vítima e promete ajudá-lo a encontrar o culpado.


por Andrés von Dessauer
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O filme de Juan José Campanella, O SEGREDO DOS SEUS OLHOS, que levou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010, é baseado em uma estória de tirar o fôlego e realizado por uma edição fascinante. No elenco, figura o selo de qualidade argentino, Ricardo Darín, hoje, um peso tão pesado, que não se assiste mais a um filme com Darín, mas se assiste a ele, em primeiro lugar, por causa do ator. Destacam-se também Soledad Villamil (no papel de Irene Menéndez Hastings), a chefe hierárquica de Darin e, o colega subordinado dele, Guilhermo Francella (incorporando Pablo Sandoval). O último ator é, na vida real, um comediante conhecido e rouba cenas com frases hilárias, que garantem a fluidez do roteiro. A estória, que envolve três tempos diferentes, com flash backs dentro de flash backs, gira em volta de um homicídio chocante, investigado pelo cartório do Juizado Penal de Buenos Aires.

Referente à parte técnica, vale mencionar que a trilha sonora sublinha as cenas de forma correta, especialmente, quando adágios se tornam necessários. Quanto à câmera, destaca-se uma longa tomada, que tem início em uma partida de futebol, até a descoberta do suspeito, com a perseguição deste por toda a instalação esportiva. Para tanto, foi usado, pela primeira vez, na cinematografia, o sistema MASSIVE (Multiple Agent Simulation System in Virtual Enviroment = Sistema de Simulação de Múltiplos Agentes em Ambiente Virtual), um software de altíssima qualidade o qual combina digitalização com a performance dos atores. Essa cena, de mais de 6 minutos de duração, levou 2 anos de preparação, 3 dias de filmagens e meses de produção.

Mesmo assim, a parte técnica bem elaborada só complementa o fascínio que a estória exerce no espectador, culminando em um fim surpreendente, que jamais será esquecido. Aliás, a edição foi tão bem construída, que, por vezes, o público acha que o filme chegou à sua conclusão, entretanto, quem diria, a câmera continua rodando e satisfaz o nosso desejo por uma continuação.

Simbologias e alegorias correm à solta, tanto nas partes, aparentemente, insignificantes, como nas tomadas mais importantes. Aponta-se aqui, o uso de uma antiga máquina de escrever Olivetti cuja letra "A" está emperrada, equivalendo ao amor contido do oficial de justiça, Darín, por sua superior, Irene. Já o "Trem", um símbolo cinematográfico que acompanha o cinema desde o primeiro filme, representa os encontros, os desencontros, as chegadas e as despedidas, uma força que, nas obras de ANNA KARENINA, atinge seu ápice.  A impossibilidade dos dois protagonistas viverem uma vida plena de amor não é só representada pela separação das mãos por um vidro, mas reforçada pelo trem em movimento. Ademais, Campanella consegue introduzir, subliminarmente, várias vezes, informações no longa, para insinuar em que direção está sendo conduzido o roteiro. Assim, o fato de o criminoso nunca ter, durante anos, viajado de trem, porém de ônibus, para assistir aos jogos de futebol em Buenos Aires, é indício de que o desfecho será uma surpresa, não algo convencional.

A obra traz, no seu ventre, um argumento que pode ser a base para uma discussão calorosa, especialmente, para operadores do Direito: a divergência entre ‘A’ Justiça e ‘uma’ Justiça. Questionável é se uma condenação por uma instância ou até pelo Tribunal Superior de um país pode, ou deve, ser executada por um indivíduo, caso o poder público vigente ("Época de Chumbo na Argentina") não execute a pena, devido ao fato de o condenado ter sido liberado para prestar serviços fora da lei a mando do governo. Devido a opiniões divergentes sobre a legitimidade dessa ação individual, Campanella, sabiamente, foge pela tangente e se concentra na investigação e nos "olhos" que, durante o interrogatório do suspeito, têm um papel decisivo ao cravar, nas telas, uma das cenas mais brilhantes de indução, para extrair, indiretamente, a confissão de um assassino.

O argumento-Cupido, "a paixão", está evidente desde a primeira cena, depois que Darín passou por dois "anjos que caíram do céu", substituídos, imediatamente, pelo "arcanjo" Irene. Uma paixão clama, invariavelmente, por algo para se materializar, seja uma pessoa física, seja um time de futebol, seja a bebida, seja uma recordação, e todos esses alvos são abordados pelo longa. A paixão extrema, ou seja, a vertente patológica do amor, talvez seja a obsessão, no entanto a obsessão, para o marido da vítima, representa o preenchimento de uma vida "cheia do nada" e facilita a transformação dele em carcereiro do condenado. Não resta dúvida para quem já foi atingido pela flecha do Cupido que o maior temor da paixão é ser rejeitado pela pessoa amada.  Com grande sensibilidade, o diretor conseguiu formular isso através da palavra TEMO, quando Darín, depois de anos, decide declarar-se e insere o ‘A’, emperrado na Olivetti, justamente, na parte central da palavra TEMO, alterando, dessa forma, a expressão para 2 palavras, que o forçam a sair da sua inércia.

Uma obra cinematográfica é excelente, quando consegue iniciar e finalizar, sempre tendo, em mente, o título, a fim de mantê-lo como fio de ouro. Na cena derradeira, Campanella, além de voltar para o argumento sobre os "olhos", junta a linguagem deles à expressão verbal: o olhar conjuga o verbo AMAR, enquanto o intelecto afirma, através de palavras, que podem existir dificuldades. Contudo a linguagem das "janelas da alma" é mais forte e responsável por um desfecho que deixa todos os espectadores extasiados.

-----------

Para aqueles que se interessam por cinema, uma dica: analisar filmes é, essencialmente, compará-los. Dessa forma, vale a pena assistir ao filme americano de Billy Ray, OLHOS DA JUSTIÇA (2015), um remake com alguns pesos pesados (Nicole Kidman e Julia Roberts), mas, em todos os aspectos, é muito inferior à versão argentina e apresenta um fim quase medíocre.
feliz natal dvd originaFELIZ NATAL
DIA: 21/12/18 – SEXTA-FEIRA
ELENCO: Diane Kruger, Benno Fürmann, 2006 (FRA/Reino Unido/BEL/Romênia/ALE), 115 min, Guerra Histórico, 14 (anos).

Uma trégua durante a Primeira Guerra Mundial é mostrada sob o ponto de vista dos soldados envolvidos no conflito. Em dezembro de 1914, integrantes dos exércitos francês, escocês e alemão ganham uma folga de Natal e descobrem que é possível desfrutar poucos, porém bons momentos de paz e humanidade nas trincheiras. Baseado em fatos Reais!
expressopolarO EXPRESSO POLAR
DIA: 22/12/18 – SÁBADO - MATINÊ
ELENCO: Tom Hanks, Leslie Harter Zemeckis, 2004 (EUA), 99 min, Animação/Aventura/Família, Livre.

Tom Hanks e o diretor Robert Zemecks se reúnem para "O Expresso Polar", uma aventura inspirada no livro infantil de Chris Van Allsburg.

“’Expresso Polar’ é com toda certeza uma obra de arte e um ótimo filme para família”.
UmHomemdeFamíliaUM HOMEM DE FAMÍLIA
DIA: 22/12/18 – SÁBADO
ELENCO: Nicolas Cage, Tea Leoni, Makenzie Vega, 2000 (EUA), 125 min, Comédia/Fantasia/Drama, 12 (anos).

O estilo generoso e acelerado da vida de Jack muda em uma noite de Natal quando ele entra em uma mercearia no meio de um assalto e desarma o atirador. Na manhã seguinte, ele acorda deitado na cama ao lado de Kate, sua namorada da faculdade que ele deixou -para perseguir sua carreira - e descobre que sua vida anterior não existe mais...
dvd o amor no tira ferias originalO AMOR NÃO TIRA FÉRIAS
DIA: 23/12/18 – DOMINGO
ELENCO: Cameron Diaz, Kate Winslet, Jude Law, 2006 (EUA), 131 min, Romance, 12 (anos).

Duas mulheres, uma dos Estado Unidos e a outra da Inglaterra, decidem trocar de casa no Natal depois do término sofrido de seus relacionamentos.

“O filme tem alguns dos principais elementos que costumam agradar o público feminino: não é somente uma história de amor, mas duas histórias que se desenvolvem paralelamente de uma forma delicada e envolvente.”
decaronaproamorDE CARONA PARA O AMOR
DIA: 28/12/18 – SEXTA-FEIRA
ELENCO: Franck Dubosc, Alexandra Lamy, Elsa Zylberstein, 2018 (FRA), 109 min, Comédia Romântica, 12 (anos).

Jocelyn, bem-sucedido homem de negócios, é um sedutor e mentiroso experiente. Apesar de cansado de si mesmo, acaba seduzindo uma jovem bonita, fingindo ser deficiente, até o dia em que ela lhe apresenta sua irmã, que é realmente deficiente.

“’De Carona para o Amor’ é uma comédia de erros. Uma comédia de farsa, com teor ácido e humor controverso”.
mulanMULAN
DIA: 29/12/18 – SÁBADO - MATINÊ
ELENCO: James Hong, Thierry Ragueneau, George Takei, 1998 (EUA), 88 min, Animação/Aventura, Livre.

Temendo que seu pai adoentado seja convocado para servir o exército chinês, Mulan se disfarça de homem e treina com os colegas. Acompanhada de seu dragão Mushu, ela usa sua inteligência para ajudar a combater a invasão Hun e se apaixona por um charmoso capitão.
semreservasSEM RESERVAS
DIA: 29/12/18 – SÁBADO
ELENCO: Catherine Zeta-Jones, Aaron Eckhart, Abigail Breslin, 2007 (EUA/Austrália), 103 min, Comédia Dramática/Romance, 14 (anos).

A experiente chef Kate Armstrong administra sua vida e sua cozinha com grande intensidade, mas, de repente, tudo muda quando ela se torna a guardiã de sua sobrinha e se relaciona com um colega, que acaba de entrar para sua equipe.
A Grande Aposta 2016A GRANDE APOSTA
DIA: 30/12/18 – DOMINGO
ELENCO: Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling, 2016 (EUA), 131 min, Comédia Dramática/Biografia, 14 (anos).

Em 2008, o guru de Wall Street Michael Burry percebe que uma série de empréstimos feitos para o mercado imobiliário está em risco de inadimplência. Ele decide então apostar contra o mercado investindo mais de um bilhão de dólares dos seus investidores.