object1625919614

O ICRJ, em parceria com o Istituto Europeo di Design (IED Rio), está promovendo o “Concurso Logomarca Comemorativa 100 anos”, que tem como finalidade a escolha de uma identidade visual especialmente para o centenário do clube.

Estudantes e profissionais do mercado do design gráfico da cidade do Rio de Janeiro poderão participar. O responsável pela marca escolhida será premiado com uma viagem para a Itália, especificamente para visita ao IED de Milão.

Saiba mais em https://ied.edu.br  

ICRJ rumo aos 100 anos
(breve Histórico do Iate Clube do Rio de Janeiro)

O centenário do ICRJ será celebrado, exatamente, em 25 de março de 2020, data em que sua ata de fundação foi celebrada em 1920. Nos seus primeiros 23 anos de existência, o Iate Clube do Rio de Janeiro chamava-se Fluminense Yacht Club, pois o seu idealizador, patrono e célebre sócio do Fluminense Football Club, Arnaldo Guinle, pretendia a unificação de ambos, mas a ideia não se concretizou devido ao tempo e as opções esportivas que distanciaram as associações.

Inaugurado em Laranjeiras nos salões do Fluminense FC por 28 fundadores (Arnaldo, seus quatro irmãos e mais vinte e três pessoas), o Fluminense Yacht Club teve breve permanência na Bateria do Morro da Viúva, área de posse do Fluminense para sua sede de remo, porém o espaço foi adentrado por uma construção de via que interligava os bairros de Botafogo e Flamengo e, por isso, a sede não obteve o êxito pretendido. Já em 1927, através da concessão do Governo Federal, o clube foi transferido para a Praia da Saudade, que foi totalmente cedida ao longo dos anos para a construção do ICRJ, hoje, simplesmente, Avenida Pasteur, 333, no bairro da Urca às margens da Baía de Guanabara e do Pão de Açúcar. Com a ampliação significativa de espaços e projetos, inclusive da compra de imóveis destinados às subsedes em Angra dos Reis, Cabo Frio e na Ilha de Palmas, o ICRJ passou a ser considerado um dos clubes sociais, esportivos e tradicionais mais importantes do Rio de Janeiro e do país.

Nos primeiros anos as atividades esportivas abrangidas eram relacionadas a lanchas, aviação, tênis e, mais tarde, esqui aquático, vela, pesca e pesca submarina. O ICRJ tornou-se um ícone dos esportes náuticos brasileiros apresentando ao mundo atletas de alta performance; dentre diversos nomes importantes, destacamos a mais recente conquista olímpica que foi a de Kahena Kunze e Martine Grael, dupla de velejadoras e medalhistas de ouro na classe 49er FX da Rio 2016.

Os eventos sociais do ICRJ também conquistaram notoriedade historicamente com visitantes ilustres como a Rainha Elizabeth, o Príncipe Charles, Presidentes, Embaixadores e diversas autoridades do Brasil e do mundo, além de sediar inúmeras regatas e mundiais de vela.

Para saber mais sobre o regulamento do concurso - Regulamento do Concurso

Informamos que o associado Sr. LUIZ ANDRÉ SAADE RODRIGUES, foi o sorteado no Nhoque da fortuna do último dia 29/05/2019. Parabéns ao sócio!

Conheça as normas para cobrança de inadimplência do Regimento Complementar da Administração financeira e das Taxas do ICRJ

Com a evolução e aumento da inadimplência do clube, a Diretoria Financeira resolveu divulgar as normas relativas ao assunto para que fiquem mais transparentes os critérios adotados.

Conforme determina o Art. 13 do Regimento Complementar da Administração Financeira e das

Leia mais...