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Conheça as normas para cobrança de inadimplência do Regimento Complementar da Administração financeira e das Taxas do ICRJ

Com a evolução e aumento da inadimplência do clube, a Diretoria Financeira resolveu divulgar as normas relativas ao assunto para que fiquem mais transparentes os critérios adotados.

Conforme determina o Art. 13 do Regimento Complementar da Administração Financeira e das Taxas do ICRJ: “Art. 13 – A falta de pagamento de qualquer valor devido ao Clube sujeita os participantes, inclusive os portadores de cargos eletivos, sanções: a) – será aplicada pela Comodoria, automaticamente, a pena de suspensão dos direitos sociais, extensiva aos dependentes, após o decurso de trinta dias de inadimplência; b) – caso não haja sido liquidado todo débito após o decurso de sessenta dias da data do início da suspensão, a Comodoria aplicará aos inadimplentes e seus dependentes a pena de eliminação.”

Os procedimentos obedecem a ordem descrita abaixo e as correspondências são enviadas mensalmente, sempre após o fechamento do extrato dos sócios, que ocorre próximo ao dia 15 de cada mês.

Carta C1 – Alerta de não pagamento – envio a todos os sócios que estão com saldo do mês anterior em aberto, com a finalidade de alertá-los.

Carta C2– Bloqueio de consumo – envio a todos os sócios que já receberam a Carta C1 e continuam inadimplentes. A carta C2 também pode ser enviada diretamente quando o saldo inadimplente for superior ao valor de R$ 2.000,00.  No momento da emissão da carta, o cartão de consumo do Clube é bloqueado, sendo liberado após a quitação total do saldo devedor.

Carta C3– Comunicado de Suspensão – envio a todos os sócios que já receberam Carta C2 e continuam inadimplentes com a finalidade de avisar sobre a suspensão de sua entrada e de seus dependentes no Clube. A Gerência Financeira, no dia da emissão das cartas C3, envia uma relação dos sócios a serem suspensos para a Secretaria. A liberação de entrada ao Clube só se dará com a quitação total do saldo devedor ou com Acordo de Parcelamento desse saldo. O uso do Cartão Iate continuará suspenso até a quitação total do saldo devedor.

Carta C4– Comunicado de Eliminação – envio a todos os sócios que já receberam Carta C3 e continuam inadimplentes com a finalidade de informar que os mesmos tem o prazo final de 15 dias do recebimento da carta. Caso não se manifestem, iniciaremos o processo de retomada do título junto a Comodoria. A suspensão de entrada ao Clube e de consumo no Cartão Iate são mantidas.

Carta C5 – Descumprimento do acordo de parcelamento do saldo devedor – envio a todos os sócios que realizaram parcelamento de saldo devedor e não efetuaram o pagamento do acordo até o fechamento do boleto do mês seguinte, que ocorre entre os dias 10 e 15 de cada mês. A Gerência Financeira, no dia da emissão das cartas C5, envia uma relação dos sócios a serem suspensos para a Secretaria. A suspensão de entrada no Clube e de consumo no Cartão Iate são mantidas.