object1625919614
  • Slide 1
  • Slide 2
Image Caption

BOLETIM MAIO

Image Caption

BOLETIM ABRIL

Image Caption

BOLETIM MARÇO

Image Caption

BOLETIM FEVEREIRO

Image Caption

BOLETIM JANEIRO

Image Caption

BOLETIM DEZEMBRO

Criado em 1994 por um grupo de associados animados com os resultados das pescas nos mares ao sul de Cabo Frio, o Cabo Frio Marlin Invitational é um dos torneios mais esperados da temporada de pesca oceânica.
O termo “invitational” significa que o convite para participar é indispensável, tanto para membros do ICRJ quanto para outras associações. Naquela época, diante do grande número de inscrições, a competição destinada exclusivamente à pesca de Marlins Azuis mudou a atividade na localidade, que antes era atípica e individual.

Em 2001, na 8ª edição, foi pescado por Eurico Soares da equipe Komplot do Comandante José Wagner, o maior Marlin Azul (575 kg) registrado em torneios oficiais de pesca, proporcionando ampla visibilidade ao Cabo Frio Marlin Invitational também internacionalmente.

Na sua 26º edição, ocorrida na subsede de Cabo Frio dos dias 03 a 13 de janeiro em três etapas de dias de céu aberto, muito calor e ótimas condições de mar, participaram quatorze equipes e setenta e um pescadores. Na primeira etapa, realizada no dia 05 de janeiro, foram liberados dezenove Marlins Azuis com a seguinte classificação: quatro pela equipe Binoca do Comandante Leonardo Bochner em 1º lugar, três pela equipe Kisu do Comandante André Elias em 2º lugar e dois pela equipe Meirmão do Comandante Sandro Lahmann em 3º lugar. Disputa acirradíssima!

Na segunda etapa, realizada no dia 06 de janeiro, foi a vez da equipe Ponta Negra do Comandante João Paulo T. da Costa assumir o 1º lugar com quatro Marlins Azuis, já a equipe Binoca ficou em 2º lugar com a liberação de dois e a equipe Garnet Offshore do Comandante Felipe Drumond conquistou a terceira posição com um Marlim. Ao final, foram contabilizadas dez liberações.

Na terceira etapa, concluída em 12 de janeiro, a equipe Thunder Sea do Comandante Matheus Assad conquistou o 1º lugar com quatro Marlins liberados, o 2º ficou com a equipe Release do Comandante Alberto Quintaes e o 3º com Alhambra/Sunset dos Comandantes Guilhermino Lima e Delta Madureira, ambos com uma liberação. A etapa final atingiu oito liberações ao todo.

Na classificação geral, a campeã foi a equipe Binoca, formada pelo Comandante Leonardo Bochner, Pedro Bertrand, Eliseu Soares Neto, Fernando C. de Almeida Neto e João Victor Zarur; a vice-campeã, equipe Ponta Negra, formada pelo Comandante João Paulo T. da Costa, Fernando Pedrosa, Ricardo Pedrosa, Gustavo Ratones e Pedro Tinoco. As duas equipes totalizaram seis Marlins Azuis e 1.800 pontos, mas a Binoca ganhou no desempate pelo libragem das linhas utilizadas nas capturas. O terceiro lugar ficou com a equipe Kisu, formada pelo Comandante André Elias, Ednilson Cordeiro, Rodrigo Costa, Cláudio Elias, Renato Chaves e Beni Schvartz, que conseguiu quatro liberações.

Foram 37 Marlins Azuis no total do Torneio e o destaque individual ficou com o Eliseu Soares Neto, participante da equipe campeã, que liberou três na linha 80 lbs. Parabéns aos participantes!

Pescadores do ICRJ colaboram com cientistas em pesquisa sobre o Marlim Azul

Durante o 26º Torneio Cabo Frio Marlin Invitational, no dia 05 de janeiro, as equipes Greenboat e Release receberam a tarefa especial de colocar uma marca eletrônica no Marlin Azul e devolvê-lo ao mar. A missão faz parte de uma pesquisa científica coordenada pelo professor Alberto Amorim, do Instituto de Pesca em Santos, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com o professor Eduardo Pimenta, da Universidade Veiga de Almeida, com apoio da Fapesp – Fundação do Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Ao atingir a superfície, o dispositivo que é programado para se desprender automaticamente após 12 meses, armazena dados como profundidade, deslocamento, temperatura da água e outros, que são enviados para os computadores dos cientistas via satélite. As marcas eletrônicas enviam informações mais rápidas e precisas aos estudiosos, permitindo a otimização significativa dos estudos sobre o Marlin Azul.

As equipes Greenboat e Release, que colaboraram com o êxito da missão, são formadas por pescadores esportivos experientes como o Comandante Philip Greenman, o Diretor de Pesca Eliseu Soares Filho, Alberto Quintães, Evandro Soares, Fabio Bergmann, Flávio Campos Reis, Marco Aurélio Vahia de Abreu e Flávio Lopes Reis.