De 28 de outubro a 05 de novembro foi realizado no Clube Caiçaras, na Lagoa Rodrigo de Freitas, o Campeonato Estadual da classe Optimist. O ICRJ foi o campeão por equipes pelo 10° ano consecutivo!

Segundo o Técnico da flotilha Guilherme Born, “este sem dúvida foi um Estadual em que a Flotilha Zé Carioca do ICRJ obteve grande destaque, vencendo 16 dos 19 prêmios em disputa”.
No individual, os irmãos gêmeos Mathias e Leonardo Crespo dividiram os dois principais prêmios do evento, cabendo ao primeiro o título de Campeão Estadual e ao segundo o título de Campeão do Ranking 2017.
No Feminino, após disputa acirrada, nossa velejadora Júlia Cantarino conquistou o inédito título de Campeã Estadual. Entre os estreantes, Lucas Freitas foi campeão na classificação geral e Helena Rezende na categoria Feminino, ambos do ICRJ.
Com o fim da temporada 2017 no Rio de Janeiro, agora a Flotilha Zé Carioca volta aos seus treinamentos visando o Campeonato Brasileiro que será realizado em janeiro em Salvador. Bons ventos em 2018!
circuitorio2018