Campeonato Mundial da Juventude

A dupla Rafaela Salles e Fernanda Blyth conquistaram o 5º lugar no Campeonato Mundial da Juventude, na cidade de Corpus Christi, no Texas, de 16 a 20 de julho. Com a participação de 66 países e 382 velejadores, cada classe (Nacra 15, Laser, 420, 29er e RS:X) tinha um representante feminino e um masculino por país.
A dupla feminina brasileira do 29er competiu numa raia com mais 23 barcos. A classificatória, no Brasil, foi realizada na Bahia, em maio e a partir daí a rotina de treino se intensificou, proporcionando uma melhor preparação para o campeonato. “O mundial foi um campeonato de muito aprendizado, que a gente conseguiu ganhar muita experiência. As regatas foram desafiantes, afinal eram as melhores de cada país. O 5º lugar foi uma colocação que a gente não esperava conseguir, mas que trouxe muita alegria e que com certeza vai trazer muitas oportunidades daqui pra frente.” disse Fernanda.
O melhor resultado de duplas femininas na classe nos últimos anos havia sido um 13º lugar, por isso o 5º lugar foi comemorado. “Trabalhamos muito para estarmos bem preparadas para o campeonato. Felizmente, isso se refletiu no nosso resultado, que foi ótimo. Velejamos tranquilas, com consciência de que fizemos o máximo possível para competir no pelotão da frente com as melhores do mundo”, destaca Rafaella.
O quinto lugar foi garantido na última regata, em disputa com a dupla alemã. A excelente participação no mundial fez com que a dupla brasileira superasse equipes com muita tradição no esporte, como Austrália, Inglaterra, França e Argentina, e ainda ficasse apenas a quatro pontos da Itália, a quarta colocada.
Rafaela e Fernanda começaram a velejar ainda crianças na Escola de Vela do ICRJ (EDN), passando para a Flotilha de Optimist (FZC) e agora fazem parte da equipe de Vela Jovem do Clube.
Estar entre as cinco melhores duplas jovens femininas de 29er do mundo, mostra o excelente nível de formação e apoio que o ICRJ proporciona aos seus atletas.
circuitorio2018