Com a participação de mais de 140 velejadores, a sede oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, em Jurerê, recebeu o 40º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist, realizado de 15 a 18 de novembro. As condições climáticas dos três primeiros dias foram ótimas e possibilitaram a realização de nove regatas para os Veteranos. Já no domingo, as más condições de tempo e vento impediram a realização das regatas previstas para a data. Desta forma, os resultados mantiveram-se iguais aos de sábado.
Competindo pela categoria Veteranos, Newton Passos conquistou o primeiro lugar na classificação geral. Na categoria mirim, destaque para o velejador Joaquim Fernandez Lopes, que ficou com o Vice-campeonato, e na categoria Infantil Feminino, Gabriela Berlinski que conquistou o pódio na terceira posição. Todos representando o ICRJ.
Mais uma vez a Flotilha Zé Carioca se destacou nacionalmente. Este foi o terceiro evento mais importante do ano para a Classe e o ICRJ foi campeão nos três, sempre com velejadores diferentes: Leonardo Mirow no Campeonato Brasileiro, Mathias Mirow no Brasil Centro/Seletiva e agora com Newton Passos no Sul-Brasileiro. Os jovens velejadores deixaram as águas catarinenses com vitórias representativas para o Clube e retornaram ao Rio e aos treinos para o Paulista Open de Optimist, realizado de 18 a 21 de dezembro em Ilhabela.