object1625919614
  • Slide 6
  • Slide 3
  • Slide 4
  • Slide 5
  • Slide 2
  • Slide 1

logo time vela 2016

VI Copa Brasil - ABVO

Criada em 2013, a Copa Brasil de Vela de Oceano, organizada pela Associação Brasileira de Veleiros do Oceano – ABVO, tem como objetivo estimular a participação dos barcos de oceano em regatas, valorizando a integração da vela e propiciando que barcos de diferentes agremiações prestigiem eventos de outros clubes, flotilhas, áreas geográficas, estados e países. Neste sentido, a competição foi realizada ao longo do ano de 2018 em sete estados durante 60 campeonatos distintos, iniciando em Pernambuco com a Regata Recife Orange em 13 de janeiro de 2018 e finalizando com a Regata Neptunus no ICRJ em 16 de dezembro de 2018, esta última, sendo decisiva para a classificação final dos veleiros.

Na Classe ORC, o título nacional ficou com o barco Bravíssimo (ICES), do Comandante Luciano Secchin. A segunda colocação ficou com o veleiro Maestrale Logsub/Mapma (ICRJ), do Comandante Adalberto Casaes, seguido pelo Crioula 29 (VDS/ICRJ), do Comandante Eduardo Plass. Já na IRC, quem ficou com o topo do pódio foi o veleiro Rudá (CIR), do Comandante Mário Augusto Martinez, seguido pelo barco ASBAR IV (ICS), do Comandante Jonas de Barros Penteado, e pelo ASBAR II (YCI), do Comandante Sergio Klepacz. Destaque para o veleiro Esculacho (ICRJ), do Comandante Walcles Figueiredo de Alencar Osório, que ficou com a quinta colocação.

Na Classe BRA-RGS, o título nacional ficou com o veleiro Zeus (Ilhabela), do Comandante Paulo Moura. O vice-campeonato ficou com o barco Dorf (ICRJ), do Comandante Roberto Schnardorf, e na terceira posição o Sargaço, do Grêmio de Vela Escola Naval. Nos veleiros clássicos, o primeiro lugar ficou com o Madrugada (VDS), do Comandante Niels Rump, em segundo ficou o Brazuca (CIR), do Comandante Rubens Bueno, seguido pelo Aries III (Lisarb), do Comandante Diogo M A Aguiar. Destaque para o veleiro Cairu III (ICRJ), do Comandante Roberto Geyer, que conquistou a quarta posição.

Finalizando o ano de múltiplas velejadas e conquistas, os competidores agora se preparam para o Campeonato Brasileiro de Vela do Oceano 2019, com previsão de realização para abril, em Búzios.



Campeonato Estadual – FEVERJ

No âmbito estadual, o título da Classe ORC ficou com o veleiro Maestrale Logsub/Mapma, do Comandante Adalberto Casaes, que brilhantemente representou o ICRJ nas oito regatas ocorridas ao longo do ano de 2018, sagrando-se campeão durante a Regata Neptunus, ocorrida no dia 16 de dezembro no ICRJ. Completaram o pódio o barco Santa Fé V (CNC), do Comandante Nelson Avila Thome Jr, seguido pelo Ventaneiro (ICRJ), do Comandante Renato Cunha.

Na classe IRC, quem ficou com o título foi o veleiro Esculacho, do ICRJ, comandado por Walcles A. Osório. O vice-campeonato ficou com o barco Super Pimpo 2 (CNC), do Comandante Claudio Machado Gomes, seguido pelo Lady Milla, também do ICRJ, comandado por Ricardo Tolentino.

Diferentemente da ORC e IRC, que foram realizadas em oito etapas, na classe BRA-RGS, o estadual foi realizado em cinco, sendo que a última e decisiva ocorreu em 30 de setembro de 2018, no Iate Clube Jardim Guanabara. O barco Dorf, do Comandante Roberto Schnardorf, representando o ICRJ, venceu a competição. Em seguida vieram o barco Sem Crise (CNC), do Comandante Luis José Correa Jr, e o Albatroz (GVEN), do Comandante Asp. Guilherme Jr.

A cerimônia de premiação ocorreu concomitantemente com a premiação da Regata Neptunus, em descontraída confraternização no Bar dos Pinguins. Segundo o calendário 2019 da FEVERJ, a próxima competição das classes ORC, IRC e BRA-RGS será a Regata Pimentel Duarte, no dia 17 de fevereiro, aqui no ICRJ.