object1625919614
  • Slide 6
  • Slide 3
  • Slide 4
  • Slide 5
  • Slide 2
  • Slide 1

logo time vela 2016

O 47º Campeonato Brasileiro da Classe Optimist aconteceu de 05 a 15 de janeiro na Escola de Vela Lars Grael, em Ilhabela, São Paulo. A competição, que é aberta para crianças e jovens até 15 anos de idade, bateu recorde de inscritos com duzentos e vinte (220) participantes de nove estados brasileiros e também do Chile. O Rio de Janeiro foi o estado com o maior número de velejadores, 59 no total; São Paulo, em seguida, com 52.
A Cerimônia de Abertura da competição foi realizada no Centro Histórico de Ilhabela com a presença dos velejadores, técnicos, responsáveis e autoridades que declararam o evento aberto oficialmente. Com a avenida principal fechada, as delegações desfilaram ao som da bateria da escola de samba Leões do Ita e após a cerimônia houve um show da Banda TomCats.
O ICRJ foi representado por 20 velejadores estreantes - menos de 1 ano competindo na classe - e 28 veteranos, a maior delegação do campeonato. A programação do 47º Brasileiro de Optimist também incluiu dois eventos em paralelo: a Copa Brasil de Estreantes e o Campeonato Brasileiro por Equipes. Em dias quentes de sol forte e boas condições de vento, as regatas dos veteranos seguiram até o dia 15, as da Copa dos Estreantes, entre os dias 9 e 11, e as do Campeonato Brasileiro por equipes no dia 11 no canal de São Sebastião.
Os primeiros vencedores foram definidos no dia 11. A equipe do ICRJ formada por Diogo Petersen, Pedro Muricy, Joana Gonçalves e Bernardo Martins, conquistou o tricampeonato Brasileiro por Equipes, o segundo e terceiro lugar ficaram com as equipes do Rio Grande do Sul e Santa Catarina respectivamente. Na Copa Brasil de Estreantes, Erick Sheidt (Ilhabela) foi o campeão, Ian Borgstrom (Ilhabela) ficou em 2º lugar, Davi Neves (ICSC) em 3º e o nosso velejador Eduardo Almeida em 4º lugar.
A competição individual do Brasileiro de Optimist terminou no dia 15 com a classificação geral definida: Gustavo Glimm (Veleiros do Sul) em 1º lugar, Bernardo Martins (ICRJ) em 2º lugar, Erick Carpes (VDS) em 3º e Gabriela Vassel (Ilhabela) 4º lugar geral e 1º feminino.
A Cerimônia de Encerramento e Premiação foi realizada também no dia 15 na Escola de Vela Lars Grael. O evento foi um classificatório para o Sul-Americano que será disputado em abril, em Algarrobo, no Chile, e primeira etapa da seletiva para o Mundial, Europeu e Norte-Americano. A segunda etapa será realizada neste mês em Vitória.
O ICRJ conseguiu classificar quatro atletas! São eles: Bernardo Martins, Diogo Petersen, Joana Gonçalves (vice-campeã feminina) e Julia Carreão (4ª colocada feminina). Parabéns a todos!

Conhecendo novas velas
Durante o 47º Brasileiro de Optimist, aconteceram ações do projeto “Conhecendo Novas Velas”, organizado pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela) com investimento do Grupo Energisa, patrocinador oficial da Vela Jovem.
A programação incluiu um bate-papo com o velejador e bicampeão olímpico Robert Scheidt e seu companheiro Bruno Prada, além da disponibilização de veleiros Snipe, Laser, 420 e 29er aos interessados em conhecer novas classes, já que os atletas terão que deixar o Optimist, embarcação de pequeno porte, após os 15 anos de idade.