object1625919614
  • Slide 6
  • Slide 3
  • Slide 4
  • Slide 5
  • Slide 2
  • Slide 1

logo time vela 2016

O Campeonato Brasileiro da Classe 420 aconteceu entre os dias 21 e 26 de janeiro, em Porto Alegre, no Veleiros do Sul. Com a realização de dez regatas e participação de vinte e um barcos de seis estados - RS, SP, DF, RJ, BA e PE -, a competição foi marcada pela disputa acirrada entre Rio de Janeiro (ICRJ) e Bahia (YCB /CBC).

No primeiro dia, após a verificação dos equipamentos, houve uma regata apenas para treino e reconhecimento da raia no Rio Guaíba. Em seguida, na cerimônia de abertura, os representantes das delegações hastearam suas bandeiras com a execução do hino nacional.

Com vento sul e média de 10 nós, nossos velejadores Leonardo Lombardi e Pietro Geronimi assumiram as primeiras colocações já no segundo dia de regata valendo pontuação. No dia 24, regatas de vento forte, ondas e barcos virados tornaram a disputa mais emocionante. A liderança ficou com a dupla Stefano Motta Geronimi e Felipe Berardo, também do ICRJ, com pequena vantagem na pontuação sobre Leonardo e Pietro. Já na sexta, dia 25, Bernardo Peixoto e Marcos Arndt (YCB) duelaram com Leonardo e Pietro pela primeira posição, e assim foi até última a regata do campeonato.

O Brasileiro da Classe 420 terminou com Leonardo Lombardi e Pietro Geronimi (ICRJ) no topo do pódio, que foi completado pela dupla Bernardo Peixoto e Marcos Arndt (YCB/ CBC) na segunda posição, e Stefano Motta Geronimi e Felipe Berardo (ICRJ) na terceira.

Leonardo e Pietro já tinham experiência na classe, mas começaram a velejar juntos há pouco tempo com a intenção de participar do campeonato. O evento foi organizado pelo clube Veleiros do Sul em conjunto com a Associação Brasileira da Classe 420, sob a supervisão da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).