object1625919614
  • Slide 6
  • Slide 3
  • Slide 4
  • Slide 5
  • Slide 2
  • Slide 1

logo time vela 2016

O Campeonato Brasileiro de Veleiros do Oceano das classes IRC (International Rating Certificate) e ORC (Offshore Racing Council) aconteceu entre os dias 18 e 20 de abril, na cidade de Armação dos Búzios, Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro. Com pelo menos 23 barcos e 214 velejadores, uma das melhores raias do mundo para a vela recebeu velejadores importantes, incluindo medalhistas olímpicos e membros da realeza europeia.
Nos três dias de competição muita acirrada, cinco regatas - 4 barla-sota e 1 de percurso - foram realizadas. O primeiro dia foi de ventos muito fortes, tendo rajadas de 35 nós (65 km/h), que exigiu muita perícia na condução dos barcos. No segundo dia, as condições de mar (calmo) e vento (moderado) foram ideais, já no terceiro dia, os campeões foram definidos sob sol forte e ventos fracos. Vale ressaltar que além de três dias de competição, foi proporcionado aos velejadores muita confraternização após as regatas, com boa comida e muito chope da Cervejaria Búzios.
Os representantes do ICRJ conquistaram ótimas colocações, foram campeões gerais nas duas classes. Na classe IRC, o campeão geral foi o Danadão, do comandante Guilherme Rafare, que também foi o Campeão na Categoria IRC 1. Na categoria IRC 2, teve dobradinha com o veleiro Esculacho em primeiro lugar e Dona Bola em segundo, comandados por Walckes Osório e Ricardo Tramujas, respectivamente.
Na classe ORC, o campeão geral foi o Crioula 29, do comandante Renato Plass, em segundo ficou o Ângela Star V, comandado por Peter D. Siemsem; ambos também fizeram dobradinha na categoria ORC 1. Na ORC 2, o barco Maestrale Logsub Mapma conquistou a segunda colocação sob o comando do Almirante Adalberto Casaes.
O evento foi uma realização da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), sediado no Hotel Aretê com o apoio náutico da BR Marinas Búzios, patrocínio do empreendimento Aretê, e o apoio do Iate Clube Armação dos Búzios, da Confederação Brasileira de Vela, Prefeitura Municipal de Armação de Búzios e Cervejaria Búzios.