Iate Clube do Rio de Janeiro
Sábado, out. 11, 2025

Classes de oceano e monotipos mantêm tradição da Taça Rei Olav V

Classes de oceano e monotipos mantêm tradição da Taça Rei Olav V

Tradicional no calendário da vela, a Taça Rei Olav V é realizada há mais de cinco décadas e, todos os anos, atrai um grande número de velejadores de diversas classes de monotipos aos veleiros de Oceano. Nesse ano não foi diferente: cerca de 130 barcos protagonizaram disputas intensas, que reuniram desde jovens atletas até campeões mundiais na Baía de Guanabara durante o mês de agosto.
As classes Snipe, Dingue, 420 e ILCA (4, 6 e 7) abriram o primeiro fim de semana de regatas, nos dias 2 e 3, sob excelentes condições de vento e céu aberto. As classes ILCA 4, ILCA 6, Dingue e Snipe foram destaque, pois tiveram a participação de um bom número de barcos. No domingo, dia 03, após as regatas, houve a cerimônia de premiação.
Duas semanas depois, nos dias 16 e 17, foi a vez dos Veleiros da classe Oceano (ORC, BRA-RGS A e B, RGS Cruiser) e da Classe J24. O sábado foi marcado pelo tempo nublado, enquanto o domingo trouxe céu limpo. Em ambas as datas, os ventos constantes entre 14 e 22 nós, proporcionaram boas regatas, disputadas em alto nível.
E fechando a séria, nos dias 23 e 24, foi a vez das classes Star, HPE 25 e Ranger 22. No sábado, de bom tempo e sol, os ventos instáveis permitiram apenas a realização de uma regata por classe. Já no domingo, com ventos de sudoeste constantes entre 22 e 29 nós, permitiu que fossem realizadas 2 regatas para a Classe Ranger 22 e 3 regatas para a Classe HPE 25.
A Cerimônia de premiação para as Classes Oceano, J24, Ranger 22 e HPE 25 aconteceu com casa cheia no dia 28 de agosto de 2025, no Salão Marlin Azul.

Mais fotos aqui na galeria

 

Iate Clube do Rio de Janeiro

Publish modules to the "offcanvas" position.