No dia 11 de junho de 2026, o Conselho de Minerva – Associação dos Antigos Alunos da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – homenageou o ICRJ pelo ato histórico de 28 de março de 2011, quando um grande incêndio atingiu o Palácio Universitário da UFRJ, no campus da Praia Vermelha, em frente ao clube. Diante da emergência, a administração do ICRJ não hesitou em ceder a água da piscina ao Corpo de Bombeiros, contribuindo para a contenção do incêndio e evitando uma tragédia ainda maior.
“O Conselho de Minerva reconhece neste ato do Iate Clube do Rio de Janeiro uma lição perene de cidadania, de fraternidade institucional e de amor ao patrimônio cultural brasileiro. Aquela água, senhores, não era apenas H₂O. Era solidariedade líquida, tradução concreta de um compromisso cívico que transcende muros e estatutos. Era a demonstração de que, diante da adversidade, as instituições verdadeiramente grandes não se recolhem, elas se elevam”, discursou o Presidente da Associação, Sebastião Amoedo, ao entregar ao clube um certificado e uma escultura da deusa Minerva, insígnia maior da associação e símbolo do trabalho e da sabedoria.
A homenagem foi recebida pela atual Comodoria, em sua formação completa, que retribuiu o gesto de reconhecimento presenteando a entidade com o livro histórico do centenário do ICRJ.