Iate Clube do Rio de Janeiro
Sexta, dez. 5, 2025

Sedes

ICRJ conclui obra histórica de contenção e revitaliza píer de Cabo Frio

ICRJ conclui obra histórica de contenção e revitaliza píer de Cabo Frio

No dia 12 de novembro, uma comitiva do ICRJ esteve na subsede de Cabo Frio para acompanhar a entrega de uma das obras estruturais mais relevantes dos últimos anos: a nova contenção e o píer revitalizado, resultado de um projeto executivo de alta complexidade. Para uma contenção eficiente no ambiente costeiro, às margens de um canal de acesso náutico, garantindo uma solução que unisse durabilidade e eficiência, cerca de 300 estacas foram cravadas com comprimentos variando de 5 a 8 metros. O processo de cravação foi planejado de forma a respeitar as limitações do ambiente, priorizando a agilidade e a minimização dos impactos no entorno.

A obra foi concluída com absoluto êxito. As estacas formaram uma contenção contínua, perfeitamente alinhada e completamente estanque ao longo de toda a margem do canal. A estrutura entregue apresenta a estabilidade esperada com o solo totalmente contido e protegido contra erosão ou movimentação. Visualmente, a contenção demonstra acabamento profissional e uniforme, valorizando a área da marina e do clube. O resultado final cumpre todas as especificações técnicas do projeto e já demonstra, desde a conclusão, sua capacidade de resistir ao ambiente agressivo sem apresentar qualquer sinal de desgaste, ou seja, uma contenção definitiva que não precisará de manutenções corretivas pelas próximas décadas. Um ganho significativo em produtividade, organização do canteiro e estabilidade da contenção, com impacto ambiental mínimo e respeito às atividades do clube.

Na ocasião, foi inaugurada uma placa marcando o período das obras, em setembro de 2025, realizadas durante a administração do Comodoro José Roberto Braile, com o apoio da Comissão de Obras, composta pelo Contra-Comodoro João Batista Cursino de Moura, pelo Diretor de Manutenção Arnaldo Cocchi Fernandes, pelos engenheiros Carlos Magluta, Danilo de Souza Luna e Hélio José da Costa Santos, com supervisão técnica executiva do Gerente de Manutenção e Engenheiro Celso José de Carvalho.

 

Estações elevatórias de esgoto são reformadas

Além da recuperação do píer, o clube concluiu a reforma e impermeabilização do sistema coletor de esgotamento sanitário da subsede. O trabalho contemplou duas estações elevatórias, que direcionam o efluente do poço úmido para a caixa de inspeção da concessionária local, garantindo maior segurança operacional.
Ao todo, doze poços de visita passaram por intervenções. Foram executadas limpezas internas, impermeabilizações, recomposição de pavimento, recuperação de estruturas com falhas e reforma do sistema de gradeamento para retenção de sólidos.
A modernização das estações garante a eficiência e a confiabilidade do sistema de saneamento, reduzindo riscos de falhas e prevenindo impactos ambientais e de saúde pública.

Iate Clube do Rio de Janeiro

Publish modules to the "offcanvas" position.