Diferentemente dos anos anteriores, desta vez a Copa Aniversário do ICRJ contou com a participação da classe Optimist, que antes tinha uma data específica e velejava separadamente. Nesta edição, velejou juntamente com os barcos de bolina (classes: 29er, 420, Finn, Laser Standard, Laser Radial, Laser 4.7 e Snipe) nos dias 10 e 11 de março.
Foram montadas duas raias, onde os 150 barcos competiram em quatro regatas durante os dois dias de prova, exceto29er, 420, Laser 4.7 e Optimst Estreantes que correram três regatas.
O final de semana estava com excelentes condições para velejar. Velejadores de Optimist dos estados do RS, SC, ES e DF vieram competir no Rio, aproveitando a regata para treinar para a Seletiva, prevista para acontecer em Cabo frio no mês seguinte. A cerimônia de premiação foi realizada no Salão Nobre com sorteio de brindes, entre os quais, uma mastreação para a classe Optimist.
Confira abaixo a tabela do primeiro lugar em cada classe:
Classe
|
Tripulação
|
Barco
|
Clube
|
29er
|
Lucas Cazale e Richard Hilbert
|
Usain Boat
|
ICRJ
|
420
|
Leonardo Lombardi e Marco Paulo Castro
|
Pequeno Gafanhoto
|
ICRJ
|
Finn
|
Gustavo Pereira Vaitsman
|
S/Nome
|
ICJG
|
Dingue
|
Carlos A. Roni e Pedro Kanto
|
Bigua
|
CC
|
Laser Standard
|
Gustavo Corrêa Nascimento
|
Sei Lá
|
ICRJ
|
Laser Radial
|
Thiago Quevedo
|
S/Nome
|
VDS
|
Laser 4.7
|
Gabriel Konigsfeld
|
Oikos
|
ICRJ
|
Snipe
|
Francisco Vianna e Tiago Sanguineto
|
Valcat
|
ICRJ
|
Optimist Estreante
|
Breno de Carvalho de Freitas
|
Vô João
|
CC
|
Optimist Veterano
|
Bernardo Martins
|
Equipe Cão 25
|
ICRJ
|
Barcos de quilha
No final de semana seguinte, dia 17 de março, foi a vez dos barcos de quilha entrarem na água para competir a Copa Aniversário ICRJ. Foram 10 barcos da classe HPE 25, 9 barcos J24, 4 barcos J70, 4 barcos Ranger 22, 5 barcos Star, totalizando 32 barcos com 68 velejadores.
Foram realizadas duas regatas com ventos sul e sueste – uma regata barla-sota e outra de percurso com chegada na piscina de barcos do Clube. Confira abaixo os primeiros lugares por classe:
Classe
|
Barco
|
Tripulação
|
Clube
|
HPE 25
|
MOTU
|
Celso Quintella, John King, Fred Barrozo e Enzo Accioly
|
ICRJ
|
J70
|
TÔ NESSA
|
Renato Cunha, Kadja Brandão, Gabriel Borges, Alfredo Rovere e Ricardo Ermel
|
ICRJ
|
Star
|
Come Together
|
Lars Grael e Samuel Gonçalves
|
ICRJ
|
J24
|
BRUSCHETTA
|
Guilherme Escalhão, Eduardo Coelho, Dalmo, Eduardo Lamarca e Alix Leal
|
ICRJ
|
J70
|
HOOK
|
Alexandre A. Haddad, José Roberto Bueno, José Lucas e Felipe Haddad
|
ICRJ
|
Barcos de Oceano
No domingo, dia 18, os barcos de Oceano fecharam as comemorações com a Regata de Aniversário. Com 53 barcos inscritos e tendo as classes Cruzeiro Classe Brasília 32 e Brasília 23 como convidadas.
Os barcos largaram, mas logo houve uma queda brusca no vento, com entrada de maré forte (enchente) que impossibilitou a saída da maioria dos barcos. Por esse motivo, a Comissão de Regata anulou a largada e aguardou as condições melhorarem, fazendo-a com um novo percurso por volta de 13h.
Ao final, o Maestrale LOGSUB- MAPMA sob comando de Augusto Barroso do ICRJ ficou em 1º lugar na ORC. Na IRC, o Esculacho de Walcles Osorio fiou na liderança, enquanto Lelia W comandado por Lelia Wincler ficou em 1º na BRA RGS A e, o barco Bruschetta, de Dalmo Ferreira foi o primeiro na BRA RGS B.
A cerimônia de premiação aconteceu no Salão Marlin na noite do dia 22 de março onde todos confraternizaram e participaram de sorteio com vários brindes, inclusive de uma moto que Lúcio Moreira da equipe Super Pimpo, do Clube Naval Charitas, foi o sortudo.