O Iate Clube do Rio de Janeiro reviveu, nos dias 23 e 24 de agosto, a tradição da sua mega Gincana, uma iniciativa do saudoso Contra-Comodoro Spyro Spyrides, que marcou gerações nos anos 1990 e teve edições memoráveis também nos anos 2000 com o mesmo formato, mas nomeada como Olimpíadas. Em 2025, o evento voltou em grande estilo, superando expectativas e reunindo mais de 470 sócios em um fim de semana de união, esportes e solidariedade.
Modalidades para todas as idades
Foram mais de 50 atividades esportivas e recreativas, divididas entre provas aquáticas e terrestres. A programação incluiu diversas classes de vela, modalidades de pesca, canoa polinésia, natação em piscina e mar, corrida, tênis de quadra e mesa, beach tennis, futebol, basquete, sinuca, gamão, além de brincadeiras que estimularam a cooperação e o espírito esportivo entre os participantes.
Além das atividades infantis, os pequenos de 4 a 10 anos tiveram um espaço especial chamado “Brincar é vida”. Inspirada no clima olímpico, a proposta incluiu atividades lúdicas e esportivas adaptadas, promovendo diversão, integração e desenvolvimento de habilidades físicas e sociais. O “Brincar é Vida” esteve disponível durante todo o evento no gramado da piscina e parquinho com brincadeiras, oficinas artísticas, contação de histórias e brinquedoteca.
Um encontro de gerações
Mais do que uma competição, a Gincana ICRJ 2025 foi um grande encontro de famílias e amigos, conectando diferentes gerações em momentos de alegria e convivência. O clima de união tomou conta do clube e incentivou o espírito de equipe que é marca registrada do evento. “O que mais me impressionou foi ver um público de 4 a 80 anos de idade participando de um mesmo evento. Foi um êxito total juntar tantas famílias e vê-las se divertindo”, disse Carlos Magluta, um dos sócios organizadores. “Isso também só foi possível com o imenso apoio da Comodoria e o empenho de todos os setores do clube”, reconheceu Magluta.
Com muita energia, sorrisos e torcida, a edição 2025 deixou sua marca: foi a maior competição em número de modalidades e participação já registrada na história da Gincana ICRJ, renovando uma tradição tão querida pelos sócios.
Competição e solidariedade
As provas valeram pontos para as quatro equipes participantes, divididas em bandeiras Amarela (liderada por Marcelo Dias), Azul (João Victor Zarur), Verde (Eunice Henker) e Vermelha (Carlos Alberto M. de Andrade). Entre as modalidades mais animadas estiveram o cabo de guerra entre os faróis do Píer dos Namorados – clássico que movimentou torcidas de todas as idades – e as competições coletivas como caça aos limões na piscina, basquete náutico, corrida de revezamento e muito mais.
A solidariedade também teve espaço especial na Gincana: a coleta de alimentos não perecíveis contou pontos em dobro para as equipes e foi revertida em doações para instituições sociais. As doações totalizaram cerca 900kg de alimentos.
Agradecimentos especiais
Comodoria
Sócios participantes e torcedores
Equipe de Staff e colaboradores
Apoio e parceria
Pouso Alto Água Mineral Natural
Workahout Consultoria Esportiva e Mídias Sociais
Academia Corpo Laser
Equipe de Natação Gabriel Vasconcellos
Espaço e Vida: experiência pedagógica
Rex Band
Organização
Otto Vergueiro – Coordenação geral
Carlos Magluta – Organização geral e coordenação do cronograma de provas
Peter King – Coordenação das provas corrida e distribuição de alimentos e bebidas
Armando Serra – Coordenação de segurança e atendimento médico
Organizadores por área
Alessandra Cristina Mapeli Lincoln - Canoa VA’A
Eduardo Souto de Oliveira - Caça Submarina
Gabriel Ribeiro - Esportes de quadra e corrida
Gabriel Vasconcellos - Piscina
Gustavo M. Machado - Gamão
Hudy Kenji - Atividades infantis
João Victor Zarur - Pesca
Julius Haupt - Tênis
Lucia Pedrosa - Pesca de Cais
Ricardo Baggio - Vela e Narração
Roberto Zarur - Beach Tennis e Sinuca
Chefes de equipe
Amarela: Marcelo Dias
Azul: João Victor Zarur
Verde: Eunice Henker
Vermelha: Carlos Alberto M. de Andrade
Clique nas galerias e veja as fotos do evento - Galeria 1 - Galeria 2 - Galeria 3 - Galeria 4 - Galeria 5