No dia 27 de agosto de 2026, o Iate Clube do Rio de Janeiro realizou seu tradicional almoço em homenagem ao Exército Brasileiro, no Salão Marlin Azul. Em sua 58ª edição, o encontro anual, realizado em alusão ao Dia do Soldado (25 de agosto), ratificou os laços de amizade entre as duas instituições.
Durante a celebração, o Comodoro João Batista Cursino destacou a importância da parceria, ressaltando os valores que aproximam o ICRJ e o Exército Brasileiro, como disciplina, responsabilidade e espírito de equipe. Em sua fala, também homenageou a trajetória de Duque de Caxias, Patrono do Exército, e o compromisso com o serviço ao país que marca a atuação dos soldados brasileiros. “Nesta data, prestamos nossa homenagem não apenas aos grandes comandantes e aos heróis da nossa história, mas a todos os soldados brasileiros, de ontem e de hoje, que dedicam parte importante de suas vidas ao serviço do país. Quero também destacar, de maneira muito especial, a importância desta convivência. Construímos uma relação de amizade, respeito e confiança. E acredito que essa harmonia seja um dos maiores patrimônios desta relação”, afirmou o Comodoro.
O Comandante Militar do Leste, General de Exército Pedro Celso Coelho Montenegro, também destacou a longevidade da parceria. “Essa amizade de 58 anos é um legado que nos incentiva a continuar com esse vínculo maravilhoso de homens e mulheres do bem, que param para poder homenagear não só o Exército, mas a nossa história, a nossa nação e o nosso país”, declarou.
Ao final da solenidade, o Comandante e o Comodoro trocaram lembranças em nome das instituições. Em seguida, foi servido o almoço, que reuniu integrantes da Comodoria e do Conselho do Clube, além de representantes do alto escalão do Exército Brasileiro.
Clique aqui para ver todas as fotos do evento.