Iate Clube do Rio de Janeiro
Ter, Abr 30, 2024

Medalha Mérito Tamandaré

Medalha Mérito Tamandaré
O Comando do 1º Distrito Naval realizou, no dia 13 de dezembro, a tradicional cerimônia militar de imposição da medalha “Mérito Tamandaré”, no Batalhão Naval.
Dentre as personalidades agraciadas nesta ocasião, estavam o Vice-Comodoro João Cursino de Moura, o Presidente do Conselho Helio Lyra de Aquino Jr. e o Diretor da EDN Washington Bianchi que, por indicação do Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha Almirante-de-Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Jr., receberam a condecoração concedida pelo Comandante da Marinha Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira. Antes deles outras autoridades do ICRJ já haviam recebido a honraria, como os Comodoros Vicente Arruda em 2012 e Paulo Fabiano em 2017.
A condecoração foi criada em 1957 e destina-se a agraciar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado serviços relevantes na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos.

Palavra dos homenageados
Vice-Comodoro João Cursino de Moura
Quando recebi uma comunicação pessoal do Almirante Bento de Albuquerque que, por proposta dele, o Comandante da Marinha iria me condecorar com a Medalha Mérito Tamandaré, foi uma sensação inesperada. Começou a passar um filme em minha mente, de tantos momentos de convívio nestes anos com os membros da Marinha do Brasil e os sócios do ICRJ. Esta integração entre nossas instituições e as pessoas que as compõem é fortalecida pois temos um objetivo, que é a preservação de nossa imensa costa marítima. Como já havia ido a outros eventos da Medalha Mérito Tamandaré, este dia 13 de dezembro de 2018 foi único, pois eu e tantos outros agraciados éramos os protagonistas desta vez. É uma imensa honra poder ser agraciado com esta condecoração. Os sócios e colaboradores do ICRJ contribuíram de alguma forma para que nossos nomes fossem propostos. Agradeço a todos por esta homenagem sabendo que meu orgulho e respeito pela Marinha do Brasil sempre estará em primeiro plano”.

Presidente do Conselho Helio Lyra de Aquino Jr.
Considero a Marinha do Brasil uma das mais virtuosas instituições que temos em nosso país. Assim, receber uma condecoração como a Medalha Almirante Tamandaré é motivo de muito orgulho e reflete o grande respeito que tenho pelo mar e pelas tradições da Marinha”.

Diretor da EDN Washington Bianchi
Para mim foi uma grande e inesperada honra desde o momento em que recebi a comunicação de que havia sido escolhido para receber esta homenagem. No momento da condecoração, o grande número de homenageados de diferentes áreas e toda organização do 1°DN tornaram a emoção ainda maior e transmitiram a importância e significado desta solenidade. Tenho certeza de que nós, homenageados nesta oportunidade, na realidade estamos representando o trabalho e participação de todos os sócios e funcionários do nosso Clube que, ao longo destes praticamente 100 anos, vem contribuindo para o desenvolvimento, divulgação e crescimento dos esportes náuticos no ICRJ. Faço aqui um agradecimento especial aos nossos colaboradores, sejam funcionários ou prestadores de serviços, da EDN e de outros setores, que neste momento tornam possível aprimorar o trabalho que desenvolvemos. Parabéns e muito obrigado a todos que contribuíram para mais esta conquista do ICRJ, com quem divido esta Medalha”.
Iate Clube do Rio de Janeiro

Publish modules to the "offcanvas" position.