Iate Clube do Rio de Janeiro
Seg, Abr 15, 2024

Turma 99: EDN realiza formatura de 200 novos velejadores

Turma 99: EDN realiza formatura de 200 novos velejadores

A Escola de Desportos Náuticos do ICRJ formou sua 99ª turma nos dias 22 e 23 de julho de 2023. Com cerimônias realizadas no hangar ao lado da escola e no Cais da Bandeira, alunos dos cursos de vela receberam os seus certificados.

Só neste primeiro semestre, a EDN teve 503 alunos matriculados e participantes em todas as atividades, tais como: vela infantil e adulto, natação infantil, pesca esportiva e demais cursos práticos e teóricos.

Na vela, ao todo foram 200 formandos. No sábado (22), os jovens e adultos da classe Dingue receberam os seus diplomas, já no domingo (23), foi a vez das crianças participarem da tradicional formatura no Cais com solenidade completa na presença de autoridades do clube, da Marinha do Brasil e apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais.

A oradora da turma 99 e formanda da classe Optimist (N-III), Helena Oliveira Cardoso, de 9 anos de idade, destacou em seu discurso as experiências vividas pelos alunos. “Em todas as aulas nós fizemos alguma coisa divertida, todos os professores e professoras são muito legais! Duas das aulas que eu mais gostei foram as de Dia dos Pais e Dia das Mães, quando nós pudemos velejar com eles e isso foi uma das experiências mais marcantes de todo o curso de vela da EDN (meu pai, inclusive, quase caiu do barco). Apesar do medo de virar e de ter algum tubarão no mar, nós conseguimos vencer esses medos com a ajuda dos nossos professores”, disse a oradora.

A cada aula evoluímos mais e mais e esse processo foi muito legal. A aula de vela nos ensina muito mais do que velejar. É sobre como encarar os desafios de forma a superá-los, e assim aprendermos com eles. Por fim, agradeço imensamente aos professores da CL Vela e a todos os funcionários da EDN pela paciência e por toda a ajuda que nos deram durante todo o curso”, completou Helena.

Em um dos momentos da cerimônia, a Comodoria juntamente com a Direção da EDN homenageou o colaborador Lourival Gervásio, convidando-o para o hasteamento da Bandeira. “Fiquei muito feliz e grato por esse momento. A vida de todos os alunos da EDN faz parte da minha também, fico orgulhoso pela confiança e carinho que eles e os familiares têm por mim e eu por eles”, disse Lourival.

Lourival iniciou no clube em 1984 na EDN e ficou até 2004, quando foi transferido para a Flotilha Zé Carioca. Hoje está aposentado, porém continua na ativa como Supervisor de Cais, sendo primordial ao trabalho desenvolvido com os velejadores de Optmist da FZC no hangar 1.

Também foram homenageados, o Patrono Eduardo Cunha de Magalhães Couto e o Paraninfo Vice-Almirante Renato Garcia Arruda (Comandante do 1º Distrito Naval).

Clique aqui para ver todas as fotos do evento.

Iate Clube do Rio de Janeiro

Publish modules to the "offcanvas" position.