Iate Clube do Rio de Janeiro
Sex, Jul 19, 2024

Defesa da vida marinha e protagonismo feminino no oceano

A capitã espanhola Mar Casariego, de 29 anos, palestrou no Centro Cultural do clube, em 8 de abril, sobre o seu comando no navio Ocean Warrior. A embarcação faz parte da frota da Sea Sheperd, organização internacional de defesa pela conservação marinha, e é dedicada a patrulhar a pesca ilegal nos mares do Hemisfério Sul.

Representando a organização no Brasil, a Diretora Executiva Nathalie Gil também falou ao público sobre a importância dos oceanos, que abrigam a maior biodiversidade do mundo e equilibram o planeta, além dos impactos negativos da pesca predatória, possivelmente causadora de um colapso nesse ecossistema nos próximos anos.

Nathalie conduziu a palestra da capitã com um bate-papo inspirador. Casariego é voluntária há 7 anos e há 3 se tornou a primeira mulher a liderar uma tripulação da Sea Sheperd. Na ocasião, a comandante contou um pouco da sua dedicação aos mares e desafios de trabalhar em uma indústria que emprega apenas entre 2% e 3% de mulheres. “É importante dar visibilidade à questão e garantir que dentro de alguns anos não seja mais novidade ter uma capitã ao comando de um navio”, declarou.

O Ocean Warrior foi o primeiro barco da entidade a chegar à costa brasileira e atua também em combate à matança de baleias, golfinhos e em outras atividades de proteção ambiental junto às autoridades governamentais. O evento teve a organização das conselheiras Elisa Mirow e Tania Carvalho com abertura da velejadora olímpica Gabriela Nicolino. Também representaram a Sea Sheperd Brasil, a Presidente do Conselho Carolina Castro e a Coordenadora Mara Lott.


Crédito do vídeo: Mauricio Salles / MM Salles Produções


PARA VER AS FOTOS DA PALESTRA - CLIQUE AQUI

Iate Clube do Rio de Janeiro

Publish modules to the "offcanvas" position.