Iate Clube do Rio de Janeiro
Dom, Abr 28, 2024

Palmas: uma ilha para chamarmos de nossa

Palmas: uma ilha para chamarmos de nossa

A Ilha de Palmas, situada dentro da Baía de Guanabara, na Freguesia de Nossa Senhora da Ajuda, Ilha do Governador, foi usada a partir de 1915 como um depósito transitório e de segurança para explosivos. O local, que fica a 11 milhas náuticas da sede do ICRJ, chamou a atenção do clube.

Em 9 de julho de 1965, o Comodoro Carlos Pires de Mello e o Diretor Henrique Sereno, representando o ICRJ por deliberação do Conselho Deliberativo de 28 de abril de 1965, compraram da Nobel’s Explosives Company os espaços da ilha para uso do clube.

Desde então, foram feitas algumas melhorias, mas como a subsede ainda era pouco frequentada pelos associados, foi objeto de estudos pelo Conselho Deliberativo que, buscando alternativas de uso, pensou em instalar um estaleiro privado para atendimento de embarcações no local. A alternativa não foi adiante, mas com o empenho de alguns sócios e comodorias, a ilha foi progredindo.

A subsede da Ilha de Palmas, após melhorias ao longo dos anos, transformou-se em um verdadeiro paraíso. Com uma inquestionável beleza natural em plena Baía de Guanabara, o ambiente oferece aos associados piscina, quadra de esportes, banhos de mar, bar, churrasqueiras, restaurante, parquinho e espaços para eventos esportivos e sociais.

Palmas é a subsede mais próxima da sede e pode ser acessada através das coordenadas S 22o 47' W 43o 09' - Freqüência : VHF 73. O local também é bastante propício à pescaria e confraternizações, por isso já foi cenário de algumas competições do clube como o Torneio de Pesca de Cais e regatas com o percurso Rio - Ilha de Palmas/Ilha de Palmas – Rio. Não deixe de visitá-la!

Iate Clube do Rio de Janeiro

Publish modules to the "offcanvas" position.