Iate Clube do Rio de Janeiro
Dom, Abr 28, 2024

Cabo Frio: cidade paradisíaca recebe subsede do ICRJ

Cabo Frio: cidade paradisíaca recebe subsede do ICRJ

Cabo Frio foi a segunda cidade a receber uma subsede do ICRJ. Localizada na chamada Região dos Lagos, a cidade tem a maior economia da localidade e fica aproximadamente a 70 milhas náuticas do Rio de Janeiro. O município é famoso também por suas lindas praias, ilhas e potencialidade para a pesca que atraem muitos turistas.

Em 1951, sob a Comodoria de Raul Pinto de Carvalho, o ICRJ recebeu da Companhia Industrial Odeon S.A. a doação de um terreno na região. Mais precisamente à margem do Canal Itajuru e bem próximo do boqueirão de acesso, com escritura lavrada em 16 de fevereiro.

O grupo de empresários doadores tinha o intuito de beneficiar o clube com a visão estratégica de gerar progresso para a região e valorizar seus feitos imobiliários. O terreno doado tinha cerca de 81 m de frente para o canal e destinava-se à construção da subsede com cláusula firmada no instrumento de doação com prazo limite de dois anos para a conclusão, porém o clube não conseguiu cumprir.

Devido ao impasse, a doadora notificou judicialmente o ICRJ intentando o cancelamento da doação. Só em 22 de junho de 1976, sob a Comodoria de Chafik Saad, firmou-se um acordo que preservou para o clube a metade da área doada, efetivando assim, a construção de um primeiro imóvel.

Sob a direção do Comodoro Carlos de Brito, em agosto de 1984 o clube adquiriu outra área adjacente, de 392 m2. Já em 1988, na administração do Comodoro Paulo Fabiano Ferreira, o ICRJ comprou o restante do terreno retomado pela Companhia Odeon que tinha sido vendido ao Dr. Homero Souza e Silva. A intenção de expandir-se naquele local precioso era inegável.

Ao longo dos anos, a subsede cresceu. Os investimentos na propriedade foram muitos e hoje a infraestrutura é ótima para receber os associados e seus convidados em um dos seus 20 apartamentos, áreas verdes, sauna seca e a vapor, restaurante, hangar para embarcações, 109 metros de cais, além de um mirante extensivo à Praia do Forte com vistas deslumbrantes que fazem dessa subsede a preferida de muitos sócios.

Iate Clube do Rio de Janeiro

Publish modules to the "offcanvas" position.