Iate Clube do Rio de Janeiro
Dom, Abr 28, 2024

Angra dos Reis: há quase 60 anos, o ICRJ adquiria a sua primeira subsede

Angra dos Reis: há quase 60 anos, o ICRJ adquiria a sua primeira subsede

Angra dos Reis foi o primeiro local a receber uma subsede do ICRJ. Descoberta em 1502 pelos portugueses e colonizada a partir de 1556, Angra é uma das cidades mais antigas do Brasil. Está localizada na região conhecida como Costa Verde, a 155 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro e possui em seu litoral 365 ilhas.

O desenvolvimento econômico da região foi viabilizado depois da construção da estrada de ferro D. Pedro II, ligando Rio e São Paulo pelo Vale do Paraíba. A cidade hoje possui diversos investimentos particulares e governamentais, já as suas belezas naturais abrangem 360 mil hectares de mata atlântica, águas cristalinas e parques ecológicos.

O local em torno de uma de suas principais ilhas, a Ilha Grande, era o ambiente que alguns associados como Octávio Reis, Paulo Albuquerque, Losir Vianna e Henry Benson costumavam, com suas embarcações, usufruir nos finais de semana. Eles se hospedavam, casualmente, na casa senhorial de John Lowndes, que em 1961 ofereceu ao grupo a venda do imóvel. Nenhum deles se interessou pela compra individualmente, mas pensaram em levar ao Comodoro da época, Carlos Pires de Melo, a ideia de fazer-se ali uma subsede para o clube.

A proposta foi levada ao Conselho Deliberativo que aprovou a aquisição do imóvel. A escritura de compra foi lavrada em 23/08/1961, sendo o ICRJ representado pelo recém-eleito Comodoro Cecil R. L. Davis e o tesoureiro Raul de Miranda Santos.

A propriedade transformou-se na bem instalada subsede de Angra dos Reis, situada na Praia Grande, a 151 km do Rio de Janeiro, acessível por mar ou pela Rodovia Rio Santos (BR 116).

A subsede passou por sucessivas reformas e melhorias. Atualmente o local possui deck junto à praia, com mesas e cadeiras para banho de sol, ducha, saunas, bar, sala de recreação, jogos, varanda, apartamentos confortáveis com TV e dependências para hospedagem, wi-fi, cais de atracação, radiocomunicação, serviços diversos e um restaurante de bom nível em que a especialidade são os frutos do mar.

Os agendamentos das hospedagens são realizados através da sede do clube, presencialmente ou por e-mail – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Nos feriados mais concorridos geralmente realiza-se um sorteio entre os sócios interessados.

As subsedes são locais que proporcionam aos associados momentos de lazer e descanso fora da rotina da cidade grande. Além de Angra, o ICRJ possui as subsedes de Cabo Frio e Ilha de Palmas.

Iate Clube do Rio de Janeiro

Publish modules to the "offcanvas" position.