Iate Clube do Rio de Janeiro
Sáb, Abr 27, 2024

Rumo aos 100 – A Pesca do ICRJ: breve histórico e principais torneios

Rumo aos 100 – A Pesca do ICRJ: breve histórico e principais torneios

Dentre os desportos náuticos em geral, a Pesca já estava citada como uma atividade a ser promovida e incentivada pelo ICRJ desde o seu primeiro estatuto (na época, ainda praticada a bordo de pequenas embarcações a remo dentro da Baía de Guanabara). A atividade foi crescendo a medida em que o clube conquistava espaço e ampliava seu domínio ao longo da orla até que, em 1934, foi criado oficialmente o departamento de Pesca.

O Comodoro da época convidou um grupo de associados para estudar, organizar e difundir a pesca esportiva no clube em 8 de março de 1934. Após 17 dias, em 25 de março, foi promovida pelo grupo a primeira competição de pesca esportiva no Brasil, inserindo o ICRJ como precursor na história da atividade.


O oceano aberto ainda era algo temido para muitos, mas, em 1961, o Jornal do Brasil, com o apoio de sua presidente Condessa Pereira Carneiro, patrocinou o primeiro torneio de pesca oceânica realizado no Brasil a partir do ICRJ. A competição foi vencida pela lancha Sayonara, representante do clube. Foi o incentivo para o primeiro Torneio Anual de Peixes de Bico do ICRJ, realizado no verão de 1963.

Mais precisamente, foi em 26 de janeiro de 1963 que 18 lanchas foram ao mar na primeira etapa do torneio que se tornaria o mais tradicional da pesca oceânica no Brasil. Além da participação de importantes caçadores submarinos, muitos “paneleiros” iniciaram suas histórias através dessa primeira edição.

Em 1972, o clube ambicionava expandir seu nome internacionalmente, quando sediou o 1º Torneio Internacional de Pesca Oceânica. A disputa aconteceu em três etapas com regras de utilização de material leve à base de 20lb e a classificação final dos participantes ficou: 1º lugar – Equador; 2º - Itália; 3º - Venezuela; 4º - Brasil “B”; 5º - Brasil “A”; 6º - Bahamas; e 7ª – África do Sul. A incidência de peixes foi fraca, porém foi uma ótima oportunidade de apresentar o clube para o mundo e abrir portas no exterior para os pescadores brasileiros.

A visibilidade que o clube ganhou fez com que recebesse a primeira vez, em 1977, o Torneio da International Light Tackle Tournament Association – ILTTA (Associação Internacional de Pesca com Equipamento Leve), uma entidade particular, na época com sede nos Estados Unidos, que se dedicava a promover torneios em diversos países. O clube sediou este torneio mais de uma vez e ainda outros campeonatos internacionais.

Para embarcações de pequeno porte, criou-se o Torneio Open 25’. As lanchas de até 25 pés foram a inspiração do evento que se tornou permanente no calendário do clube. Foi em 1994 que surgiu o torneio para preencher o período entre o término da pesca costeira e o início da temporada de pesca oceânica, suprindo a demanda de incluir barcos de menor porte nas competições.

A pesca costeira também é uma atividade recorrente no ICRJ. O torneio principal da modalidade acontece anualmente e este ano está em sua 52º edição. Já a caça submarina, faz parte da história do ICRJ com a conquista de grandes títulos nacionais, internacionais e mundiais sediados.

O clube, através de seus notáveis pescadores esportivos, venceu muitos campeonatos pelo mundo e bateu recordes das maiores peças encontradas. Hoje, o Departamento de Pesca segue o seu agitado calendário anual de competições com torneios de pesca de cais, costeira, oceânica e caça submarina sempre com muita comemoração aos finais de cada etapa, que fazem a união e conquistam a assiduidade do público.

Iate Clube do Rio de Janeiro

Publish modules to the "offcanvas" position.