Iate Clube do Rio de Janeiro
LOGO GINCANA HOR
Domingo, jul. 20, 2025

O esqui aquático no ICRJ

O esqui aquático no ICRJ

Um fato curioso da história do ICRJ é a presença do esqui aquático como uma de suas atividades esportivas. Por volta dos anos 40, o novo esporte chegou ao Brasil vindo da Flórida com seus equipamentos longos e pesados.

A família Bhering de Mattos, muito presente no ICRJ, foi a precursora na prática do esporte na enseada de Botafogo, principalmente os irmãos Darke, Jorge e Astrea. Em pouco tempo os equipamentos de esqui foram modernizados, ficaram mais leves e chegaram ao Rio de Janeiro, atraindo novos praticantes.

Um grupo formado por Jorge Bouças, os irmãos Rocha Souza, Jorge Moura de Castro, Fred Chateubriand, os irmãos Simões e outros, também começou a praticar o esporte na região, além disso montaram um trampolim em frente ao clube para exibir empolgantes performances.

Em abril de 1954, animados com o trampolim, a equipe decidiu criar o Grupo de Esquiadores do ICRJ. A turma conseguiu muitos associados como Sergio Costa Carneiro, Mucio Euvaldo Lodi, Jorge Bouças, Jorge Moura de Castro, Alberto Pestana Filho, Carlos Alberto de Brito, Álvaro Luiz Graça, Billy Blanco, a família Ajuz, Zezé Lodim, Liliam Lobo e José Soares de Lima (Meganha), que se tornou instrutor da atividade no clube.

Em meados de 1960, com a poluição da enseada e a mudança da caracterização do esporte para a modalidade radical, a prática do esqui aquático no clube enfraqueceu até chegar ao fim.

O Grupo de Esquiadores do ICRJ fazia muito sucesso em suas apresentações para os demais associados e para o público entorno da enseada de Botafogo, fazendo dessa época uma excelente lembrança na história do clube.

Iate Clube do Rio de Janeiro
LOGO GINCANA HOR

Publish modules to the "offcanvas" position.