Iate Clube do Rio de Janeiro
Dom, Abr 28, 2024

O esqui aquático no ICRJ

O esqui aquático no ICRJ

Um fato curioso da história do ICRJ é a presença do esqui aquático como uma de suas atividades esportivas. Por volta dos anos 40, o novo esporte chegou ao Brasil vindo da Flórida com seus equipamentos longos e pesados.

A família Bhering de Mattos, muito presente no ICRJ, foi a precursora na prática do esporte na enseada de Botafogo, principalmente os irmãos Darke, Jorge e Astrea. Em pouco tempo os equipamentos de esqui foram modernizados, ficaram mais leves e chegaram ao Rio de Janeiro, atraindo novos praticantes.

Um grupo formado por Jorge Bouças, os irmãos Rocha Souza, Jorge Moura de Castro, Fred Chateubriand, os irmãos Simões e outros, também começou a praticar o esporte na região, além disso montaram um trampolim em frente ao clube para exibir empolgantes performances.

Em abril de 1954, animados com o trampolim, a equipe decidiu criar o Grupo de Esquiadores do ICRJ. A turma conseguiu muitos associados como Sergio Costa Carneiro, Mucio Euvaldo Lodi, Jorge Bouças, Jorge Moura de Castro, Alberto Pestana Filho, Carlos Alberto de Brito, Álvaro Luiz Graça, Billy Blanco, a família Ajuz, Zezé Lodim, Liliam Lobo e José Soares de Lima (Meganha), que se tornou instrutor da atividade no clube.

Em meados de 1960, com a poluição da enseada e a mudança da caracterização do esporte para a modalidade radical, a prática do esqui aquático no clube enfraqueceu até chegar ao fim.

O Grupo de Esquiadores do ICRJ fazia muito sucesso em suas apresentações para os demais associados e para o público entorno da enseada de Botafogo, fazendo dessa época uma excelente lembrança na história do clube.

Iate Clube do Rio de Janeiro

Publish modules to the "offcanvas" position.