Iate Clube do Rio de Janeiro
Dom, Abr 28, 2024

A Escola de Desportos Náuticos – EDN

A Escola de Desportos Náuticos – EDN

Em 1934, foram criados setores especializados para administrar as diversas atividades do ICRJ – ainda chamado Fluminense Yacht Club – sob o comando dos associados dispostos a cumprir responsabilidades de acordo com os seus departamentos, entre os quais estava o de barcos a vela. Nas primeiras competições, havia um profissional da Marinha para instruir os associados interessados em velejar, o que resultou na inspiração para a criação da EDN.

Em 1950, Roberto Muller Bueno, sócio e velejador da classe Star, teve a iniciativa de criar e dirigir uma escola para ensinar vela para crianças e jovens, que, no começo, foi denominada Escola de Esportes Náuticos (EEN). Nos anos 70, a escola foi reestruturada por iniciativa do Comodoro Carlos de Brito, e com a ampliação e profissionalização de velejadores capacitados fazendo parte do quadro de instrutores, passou a ser chamada de Escola de Desportos Náuticos (EDN).

Na mesma época da reestruturação da EDN, surgiu o veleiro Pinguim como um possível substituto do Snipe, um barco pequeno, de apenas 3,50m de comprimento, pesando 70kg, que exigia habilidade e agilidade dos seus ocupantes. Sabendo das qualidades do barquinho, Roberto Bueno resolveu constituir a primeira flotilha do ICRJ.

Confiante nos resultados, Bueno idealizou um tipo de consórcio entre os sócios para financiar as 50 primeiras unidades de barcos da classe Pinguim, com o argumento de que além de bom negócio, a aquisição beneficiaria os filhos dos adquirentes, assim a EDN passou a contar com uma eficiente moderna flotilha que cresceu consideravelmente ao longo dos anos junto com a oferta de cursos.

Hoje, a EDN possui flotilhas de vela infantil e jovem composta por velejadores de alto nível e desempenho, que já venceram campeonatos brasileiros e internacionais. A Escola tem a missão de desenvolver o conhecimento marítimo, o sentido da disputa ética e da formação cívica através de seus treinamentos, formando centenas de alunos por ano.

A EDN comemora anualmente em 13 de dezembro – data de nascimento do seu patrono almirante Tamandaré – os trabalhos dos mestres, os resultados de seus atletas e as conquistas da Escola. São quase 70 anos fazendo parte da história do Iate Clube do Rio de Janeiro.

Iate Clube do Rio de Janeiro

Publish modules to the "offcanvas" position.