Iate Clube do Rio de Janeiro
Ter, Abr 30, 2024

Conquistas na Copa da Juventude e Campeonatos Brasileiros marcam o início do ano para a Vela Jovem

Conquistas na Copa da Juventude e Campeonatos Brasileiros marcam o início do ano para a Vela Jovem
A turma da Flotilha de Vela Jovem do ICRJ fez bonito nas águas do Nordeste no mês de janeiro. Ao todo, mais de 40 velejadores do clube participaram dos Campeonatos Brasileiros das classes ILCA 7, 6 e 4 (16/01 a 22/01), 29er e 420 (16/01 a 23/01), e da Copa da Juventude (23/01 a 30/01).

O Brasileiro da classe ILCA (Laser) foi realizado na cidade de João Pessoa, PB, e teve a participação de 109 velejadores - 35 na ILCA 4, 49 na ILCA 6 e 25 na ILCA 7 - representando vários estados brasileiros. O ICRJ teve a participação de 16 jovens velejadores dos quais vale destacar alguns bons resultados: na ILCA 7, Pedro Madureira conquistou o vice-campeonato; Gustavo Nascimento ficou em 3º; e Gabriel Medeiros (Oikos) ficou em 4º lugar. Na ILCA 6, a velejadora Gabriela Kidd conquistou o vice-campeonato feminino e na ILCA 4 Axel Vergueiro ficou na 4ª colocação geral.

Já em Maria Farinha, PE, no Campeonato Brasileiro de 420, o destaque foi a vela feminina com o vice-campeonato geral da dupla Joana Gonçalves e Luísa Madureira e o pódio na cat. feminino: Joana e Luísa em 1º lugar (bicampeonato), Júlia Cantarino e Manuela Lobato em 2º e em 3º Júlia Vicente e Sofia Berardo. O evento teve 23 barcos inscritos representando os principais polos da vela brasileira.

Simultaneamente, também em Maria Farinha na subsede do Cabanga Iate Clube Pernambuco, Gabriela Vassel conquistou a terceira colocação geral no Brasileiro de 29er com a proeira Alexia Buuck, do YCSA, após 12 regatas entre 15 barcos. Em seguida aos 3 Campeoantos Brasileiros - ILCA, 420 e 29er – foi realizada a Copa da Juventude com a participação de 27 velejadores do ICRJ e o total de 84 atletas de dez estados divididos em cinco classes.

O melhor desempenho da flotilha foi na classe 420 com Joana e Luísa repetindo o feito do Brasileiro com o segundo lugar geral. Com o resultado, a dupla foi classificada para integrar a Equipe Brasileira de Vela no Mundial da Juventude, que será realizado entre 9 e 16 de julho deste ano em Haia (Holanda). Vinicius Ribeiro e Caio Nogueira também conquistaram o pódio na 420 com a terceira colocação.

Nesta edição da Copa da Juventude, 20 associações disputaram o título do melhor clube e o ICRJ foi o campeão. Acompanharam os nossos atletas nos eventos citados, os técnicos Ricardo Luz, Archimedes Delgado, Felipe Toledo, Rubem Neto, Gabriella Kidd e Rafaela Sales.
Iate Clube do Rio de Janeiro

Publish modules to the "offcanvas" position.