Notícias ICRJ

EDN forma 289 alunos na sua 94ª turma

A Escola de Desportos Náuticos (EDN) do ICRJ formou sua 94ª turma nos dias 28 e 29 de novembro. Apesar da pausa das atividades durante a pandemia, a EDN conseguiu cumprir o cronograma da formação de seus alunos com a reestruturação das aulas e medidas preventivas ao coronavírus.

“Gostaríamos de salientar que tivemos 289 alunos matriculados e participantes em todas as nossas atividades tais como: Vela infantil e adulto, Natação infantil e demais cursos práticos e teóricos”, destacou o Diretor Washington Bianchi sobre mais um semestre concluído com sucesso.

Os alunos foram certificados em cerimônias realizadas no Cais da Bandeira com apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais, discursos e homenagens.

Leia parte do emocionante discurso da oradora da turma, Maria Fernanda Ramos Barbosa, de 9 anos, aluna do Optimist N II:

“Iniciei o curso de vela por influência do meu irmão João Marcelo, que faz parte da Flotilha FZC, e das minhas amigas Júlia Miguez e Sofia Mele, que entraram nesta aventura junto comigo.
Confesso que, daqui do cais, ao observar meu irmão e seus amigos descerem a rampa e velejarem achei que seria fácil - doce ilusão. Mal podia imaginar que as dificuldades já iniciariam antes de entrar no mar, com a arrumação do barco e o malfadado nó lais de guia.
Tive que enfrentar dificuldades, medo do mar, do desconhecido, do vento forte e um outro grande receio (e o maior de todos os receios do fundo do meu coração): virar na água da baía de Guanabara! Mas aos poucos fui superando.
Como o velho marinheiro, fui levando o barco devagar. Passei a aproveitar as aulas neste lindo cenário, muitas vezes com a companhia de peixinhos e tartarugas que vinham nos alegrar. Às vezes me deparava com o meu irmão treinando para as competições e já me imaginava competindo junto com ele.
Na minha aula favorita até deixei meu medo de lado e arrisquei um banho na Baía de Guanabara, mas fiquem tranquilos, não houve más consequências para a saúde.
Fui me aprimorando com a ajuda dos atenciosos professores da EDN. O Caio, atencioso e sempre ensinando algo novo; o brincalhão e dedicado Gabriel, que me passou confiança e tranquilidade - até me aventurei em surfar umas ondas na boca da barra com meu barquinho.
Também gostaria de agradecer aos professores Matheus, Júlia e Juliana que fizeram um grande papel nessa nossa jornada, bem como aos coordenadores Lula, um grande divertido e questionador, e Carmem, que tanto nos ajudaram no aprendizado juntamente com o Francisco, Marceli, Edilson e Bruno da Administração.
Agradeço a todos a oportunidade de aprender um esporte e fazer novos amigos. Quem sabe um dia chego as olimpíadas. Espero poder revê-los em breve. Afinal, NAVEGAR É PRECISO! Muito obrigada e aproveitem o dia”

Maria Fernanda Ramos Barbosa oradora
Maria Fernanda Ramos Barbosa, oradora da turma e aluna do curso de Optimist N II

Aluno Iuri Levenhagem Granitoff em homenagem ao velejador e Patrono Bruno Bethlem de Amorim
Aluno Iuri Levenhagem Granitoff em homenagem ao velejador e Patrono Bruno Bethlem de Amorim

Contra comodoro pre capitao PC e dietorEDN
Contra-Comodoro José Roberto Braile, Capitão dos Portos Ricardo Ferreira e o Diretor da EDN Washington Bianchi conduzindo a cerimônia

Maria Fernanda Capitao dos Portos Ricardo
Maria Fernanda em homenagem ao Paraninfo e Capitão dos Portos Ricardo Jaques Ferreira

Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil em apresentação na formatura
Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil em apresentação na formatura




IATE CLUBE DO RIO DE JANEIRO
Av. Pasteur, 333 - Urca
Rio de Janeiro - CEP: 22290-240

SUBSEDE CABO FRIO
Av. Almirante Barroso nº 1141
Passagem - Praia do Forte - Cabo Frio
CEP:28906-280

SUBSEDE ANGRA DOS REIS
Estr. Ver. Benedito Adelino, nº 2001
Angra dos Reis - Praia Grande
CEP:23909-200

SUBSEDE ILHA DAS PALMAS
Coordenadas : S 22o 47' W 43o 09' - Freqüência : VHF 73