Iate Clube do Rio de Janeiro
Seg, Abr 29, 2024

53ª Taça Rei Olav agita ICRJ em dois finais de semana

53ª Taça Rei Olav agita ICRJ em dois finais de semana


Veleiros de Oceano


A 53ª edição da Taça Rei Olav foi sediada pelo ICRJ em dois finais de semana de agosto. A competição foi criada em 1967 em homenagem ao Rei Olav V que foi velejador e medalhista de ouro em 1928 nos Jogos Olímpicos de Amsterdã, na Holanda. Ele foi o Rei da Noruega entre 1957 e 1991, um dos mais populares do país com presença constante no Brasil.

Nos dias 17 e 18, a disputa foi entre os veleiros de oceano. Com 39 barcos na raia, as classes ORC, IRC e BRA RGS (A e B) participaram de três regatas, uma barla-sota e duas de percurso nas águas da Baía de Guanabara e ilhas próximas, no Rio e Niterói.

Na classe ORC, o barco Neptunus XIII (ICRJ) do comandante André Mirsky foi campeão. Em segundo lugar, com a diferença de um ponto, ficou o Sorsa III (ICRJ) de Celso Quintella. A tripulação do Sorsa III contou com a ilustre presença do Contra-Comodoro José Roberto Braile, único velejador que participou também da primeira edição da Taça. Em terceiro lugar ficou o Santa Fé V (CNC) comandado por Nelson Thomé.

Na IRC, o Danadão (ICRJ) do comandante Guilherme Rafare foi o campeão. Em seguida ficaram o Manga Wiki (ICRJ) de Geraldo Low Beer e o Tangará II (ICRJ) de Lars Grael, em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Na BRA RGS A, o barco Cristalino (ICRJ) comandando por Renato Fernandes foi o vencedor. O vice-campeão foi o Mano’s Chopp (ICB) de Guilherme Winter e o terceiro colocado foi o Loren C (CNC) de Clóvis Cesar de Oliveira.

Na BRA RGS B, a equipe do Faca Amolada (ICRJ) comandada por Dalmo Ferreira conquistou a primeira colocação. O barco Aquarius (GVREFOMM) de Fabio Kohler Harkot ficou com a segunda e o Dorf (ICRJ) do comandante Roberto Schnarndorf com a terceira colocação.

A cerimônia de premiação aconteceu no Salão Nobre após as regatas com muita comida, bebida e animação. Na ocasião houve também a premiação da Copa Brasil 2018 da ABVO (Associação Brasileira de Veleiros de Oceano) e o discurso de Haakon Lorentzen, neto do Rei Olav, que competiu em seu barco, o Duma (5º lugar na ORC).


Monotipos

Nos dias 24 e 25 de agosto foi a vez dos monotipos disputarem a Taça Rei Olav. Mais de 50 barcos das classes 29er, 420, Laser (Std., Rad. e 4.7), Open Single Handed Dinghy (Std., Rad. e 4.7), Finn, Snipe, Star e Dingue competiram na raia do ICRJ.

No sábado, foram realizadas duas regatas com vento sudoeste de 10 a 14 nós e maré vazando, já no domingo aconteceram mais duas regatas muito disputadas com vento sul de 10 a 12 nós.

Na classe 29er, apenas a dupla Leonardo Mirow e Mathias Mirow (ICRJ) compareceu à raia. Na 420, oito duplas competiram, ficando Bernardo Bulcão e Marcos Vinicius Ribeiro (ICRJ) em primeiro lugar, Pedro Muricy e Diogo Petersen (ICRJ) em segundo, Caio Nogueira e Pedro Chumbovisky (ICRJ) em terceiro.

Na Laser Standard e Radial, o pódio foi todo do ICRJ. Nelson Alencastro conquistou a primeira colocação, Diego Rocha a segunda e Helio Araujo a terceira na Standard. Na Radial, Lucas Farina foi o campeão, Gabriella Kidd a vice-campeã e Pedro Madureira o terceiro colocado. Na Laser 4.7, Bernardo Martins (ICRJ) foi o primeiro lugar, Victória Castro (CNC) o segundo e Laura Coutinho (ICRJ) o terceiro.

Na Open, João Pedro Souto de Oliveira (ICRJ) foi o vencedor. Gustavo Corrêa Nascimento (ICRJ) e Jan Silvino (ICRJ) completaram o pódio, respectivamente. Na Open 4.7, o duelo foi entre Victor Carneiro e Miguel Messina, ambos do ICRJ. Victor venceu pela diferença de dois pontos no total. Na Open Radial, Marco Paulo de Castro Schwandt (ICRJ) foi o melhor no match race com Mariana Mirow e Crespo (ICRJ).

Na Finn, Antônio Moreira (CNC), Arnaldo Fernandes (ICRJ) e Jorge Rodrigues (ICRJ) compuseram o pódio, nesta ordem. Na Snipe, classe que recebeu o maior número de inscritos (20), Nick Grael e Fábio Horta (ICRJ/MB) foram os campeões, André Guarischi e Rosalia Guarischi (ICRJ) os vice-campeões, Malcom Scofield e Flávio Castro (ICRJ) os terceiros colocados.

Na Star, a dupla Alessandro Pascolato e Henry Boening (ICRJ) sagrou-se campeã. Luiz André Culé e Samuel Gonçalves (ICB-DF), John King e Fernando Ilha (ICRJ) foram as duplas segunda e terceira colocadas, na devida ordem.

Na Dingue, venceu a dupla Guilherme Pereira e Elias Vandenbussche (CRG). Jan Silvino e Silvia Giraô (ICRJ) conquistaram o segundo lugar, Luciano Castro e Vicente Ribeiro (ICRJ) o terceiro.

A cerimônia de premiação da competição aconteceu no dia 4 de setembro, no Salão Nobre, no mesmo evento que premiou também os vencedores da Taça Leopoldo Geyer e Regata Benjamin Sodré.

Iate Clube do Rio de Janeiro

Publish modules to the "offcanvas" position.