As cerimônias de entrega dos certificados aos formandos da 95ª turma aconteceram nos dias 26 e 27 de junho. No primeiro dia, os jovens e adultos da classe Dingue nível I e II receberam seus diplomas e medalhas em um encontro alegre no próprio hangar da EDN.
No sábado, houve os discursos do Professor Lula, da CL Vela, e do Diretor da Escola, Washington Bianchi. O Contra-comodoro José Roberto Braile, professores e diretores convidados fizeram as entregas dos certificados.
No dia seguinte, foi a vez das crianças das turmas de Fundamental, Iniciação à Vela, Optimist I e II participarem da formatura. Um lindo dia de sol recebeu os formandos, familiares, diretores e convidados no Cais da Bandeira.
Na solenidade, foram homenageados o Paraninfo Vice-almirante Arthur Fernando Bettega Corrêa e o Patrono Diretor de Vela Fernando Athayde Veloso Madureira, pelo aluno representante Marcos Jatahy Soares.
O Paraninfo e Vice-Almirante Arthur Fernando também homenageou a turma 95, em nome do Comando do 1º Distrito Naval, entregando uma imagem de bronze do Senhor dos Navegantes nas mãos do Diretor Washington Bianchi. O Chefe Maior do Com1ºDN e Contra-almirante Adriano Marcelino Batista também esteve presente no evento.
A Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais fez belas apresentações entre os atos da formalidade. As instituições de ensino do Rio de Janeiro que mais matricularam seus alunos nos cursos da EDN foram certificadas e os melhores alunos classificados nos cursos foram premiados, além de suas certificações.
Um dos momentos mais esperados da formatura foi o discurso do orador, função ocupada neste semestre pela oradora e aluna Maria Luiza Leite de Laurentiz Grossi, de 9 anos. Em seu discurso, ela destacou: “Velejar é um esporte, é ter autonomia, contato com a natureza, é ultrapassar os limites do mar e, acima de tudo, velejar é um estilo de vida. Nós aprendemos a prestar atenção no vento, a olhar sua intensidade e direção, a enxergar o mar com respeito e ajudar uns aos outros”.
“Com a EDN nós também aprendemos a sensação de calmaria e a diversão de ter amigos por perto. A experiência de velejar para nós foi incrível porque vivemos a nossa primeira regata, e como estava sem vento, velejamos em pé. Conhecemos vários locais da Baía de Guanabara como praias, enseadas, a Ilhas... enfim, a nossa cidade vista por outro ângulo”, completou Maria Luiza, que encerrou a cerimônia agradecendo aos professores, colaboradores do clube e pais presentes.




Formandos das turmas de Fundamental, Iniciação à Vela, Optimist e Dingue:










