Notícias ICRJ

EDN forma 95ª turma e supera recorde histórico

A Escola de Desportos Náuticos do ICRJ concluiu mais um período de sucesso. Ao total, passaram pelas turmas de vela infantil e adulto, natação e demais cursos teóricos e práticos da escola, 382 alunos só no primeiro semestre de 2021 (turma 95). O número é o maior da história, já que o recorde anterior havia sido da turma 92 com 300 alunos, em junho de 2019.

As cerimônias de entrega dos certificados aos formandos da 95ª turma aconteceram nos dias 26 e 27 de junho. No primeiro dia, os jovens e adultos da classe Dingue nível I e II receberam seus diplomas e medalhas em um encontro alegre no próprio hangar da EDN.

No sábado, houve os discursos do Professor Lula, da CL Vela, e do Diretor da Escola, Washington Bianchi. O Contra-comodoro José Roberto Braile, professores e diretores convidados fizeram as entregas dos certificados.

No dia seguinte, foi a vez das crianças das turmas de Fundamental, Iniciação à Vela, Optimist I e II participarem da formatura. Um lindo dia de sol recebeu os formandos, familiares, diretores e convidados no Cais da Bandeira.

Na solenidade, foram homenageados o Paraninfo Vice-almirante Arthur Fernando Bettega Corrêa e o Patrono Diretor de Vela Fernando Athayde Veloso Madureira, pelo aluno representante Marcos Jatahy Soares.

O Paraninfo e Vice-Almirante Arthur Fernando também homenageou a turma 95, em nome do Comando do 1º Distrito Naval, entregando uma imagem de bronze do Senhor dos Navegantes nas mãos do Diretor Washington Bianchi. O Chefe Maior do Com1ºDN e Contra-almirante Adriano Marcelino Batista também esteve presente no evento.

A Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais fez belas apresentações entre os atos da formalidade. As instituições de ensino do Rio de Janeiro que mais matricularam seus alunos nos cursos da EDN foram certificadas e os melhores alunos classificados nos cursos foram premiados, além de suas certificações.

Um dos momentos mais esperados da formatura foi o discurso do orador, função ocupada neste semestre pela oradora e aluna Maria Luiza Leite de Laurentiz Grossi, de 9 anos. Em seu discurso, ela destacou: “Velejar é um esporte, é ter autonomia, contato com a natureza, é ultrapassar os limites do mar e, acima de tudo, velejar é um estilo de vida. Nós aprendemos a prestar atenção no vento, a olhar sua intensidade e direção, a enxergar o mar com respeito e ajudar uns aos outros”.

Com a EDN nós também aprendemos a sensação de calmaria e a diversão de ter amigos por perto. A experiência de velejar para nós foi incrível porque vivemos a nossa primeira regata, e como estava sem vento, velejamos em pé. Conhecemos vários locais da Baía de Guanabara como praias, enseadas, a Ilhas... enfim, a nossa cidade vista por outro ângulo”, completou Maria Luiza, que encerrou a cerimônia agradecendo aos professores, colaboradores do clube e pais presentes.

edn0Discurso do Diretor Wahsington Bianchi

edn01Maria Luiza Grossi, Oradora da turma, entregando homenagem ao Paraninfo Vice-almirante Arthur Fernando Bettega Corrêa

edn02Patrono da Turma 95 e Diretor de Vela Fernando Madureira

edn05Paraninfo Vice-almirante Arthur Corrêa entregando homenagem do Com1DN à EDN, representada por seu Diretor Washington Bianchi


Formandos das turmas de Fundamental, Iniciação à Vela, Optimist e Dingue:
edn2edn3edn4edn5edn6edn7edn8edn9edn10edn11edn12

IATE CLUBE DO RIO DE JANEIRO
Av. Pasteur, 333 - Urca
Rio de Janeiro - CEP: 22290-240

SUBSEDE CABO FRIO
Av. Almirante Barroso nº 1141
Passagem - Praia do Forte - Cabo Frio
CEP:28906-280

SUBSEDE ANGRA DOS REIS
Estr. Ver. Benedito Adelino, nº 2001
Angra dos Reis - Praia Grande
CEP:23909-200

SUBSEDE ILHA DAS PALMAS
Coordenadas : S 22o 47' W 43o 09' - Freqüência : VHF 73